Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A mãe de um lactente de 13 meses indaga ao pediatra sobre a vacina contra o vírus da influenza. O médico responde corretamente:

A
É vacina com indicação universal, devendo ser aplicada a cada 2 anos para crianças acima de 1 ano.
B
Trata-se de vacina de aplicação anual podendo ser administrada a partir dos 6 meses de idade.
C
Deve ser indicada para todas as crianças na idade pré-escolar.
D
É vacina que exige a aplicação de 2 doses, com intervalo de 1 mês, na primeira imunização até a idade de 12 anos.
E
Deve ser aplicada anualmente a partir de 2 meses de idade para as crianças de risco
Um paciente masculino, 58 anos, DM II, HAS, obeso e dislipidêmico chega ao Pronto-Socorro com dispneia e febre há 2 dias. Tem na radiografia de tórax: imagem de condensação em base e 1/3 médio de hemitórax direito. Ao exame físico apresenta-se com: PA: 78 x 46 mmHg, FC: 108 bpm, FR = 26 ipm, torporoso, glicemia capilar de 256 mg/dl, temperatura axilar: 38,3°C. O diagnóstico sindrômico e a melhor conduta seriam:
O diabete melito é uma patologia de elevada morbi-mortalidade associada. A prevenção da patologia e suas complicações pode ser efetuada na atenção básica. É considerada prevenção primária:
Paciente de 65 anos de idade, com diagnóstico de adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (3+4), PSA = 5 ng/mL (normal até 4,5 ng/mL), toque retal compatível com próstata aumentada e com pequeno nódulo endurecido no lobo direito. Tem discreta dificuldade de esvaziamento vesical, exames normais de cintilografia óssea e de tomografia computadorizada da pelve. Sem comorbidade importante. Qual é a conduta mais adequada?
Paciente, com 20 anos de idade primigesta, em segmento pós-tratamento de mola hidatiforme completa, apresenta três medidas semanais de ?hCG em elevação. A ultrassonografia da pelve mostra área miometrial hipervascularizada e cavidade uterina com conteúdo sugestivo de coágulos. Devemos realizar:
Compartilhar