Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Cirurgia

Obstetrícia

A maioria dos agentes espermaticidas usados para fins contraceptivos contém como princípio ativo o nonoxinol-9. Relativamente a esses contraceptivos, pode-se afirmar que: I - quando usados isoladamente, proporcionam uma taxa de falhas em torno de 15% ao ano. II - atuam por meio de uma ação tóxica sobre o esperma, e como barreira mecânica ao acesso do canal cervical. III - o uso frequente está associado a lesões genitais que podem aumentar o risco de transmissão de HIV. Assinale a alternativa correta.

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
I, II e III.
A Otite Externa Maligna (OEM) é uma infecção grave que se relaciona com a DM, acomete o canal auditivo externo e a base do crânio, podendo apresentar importante morbimortalidade. Diante de tal caso, aponte a alternativa CORRETA.
Com relação aos divertículos de Meckel, assinale a opção correta.
Quanto ao câncer de próstata, assinale a alternativa INCORRETA:
Homem viúvo de 60 anos é trazido pela sua filha, pois mudou seu comportamento recentemente. A filha relata que o mesmo anda muito triste, sem causa aparente. Tem se alimentado pouco, perdeu 6 kg em 6 meses, e deixou de praticar as atividades que mais tinha prazer, como cuidar de seu quintal. Ao exame, paciente pouco comunicativo, mal vestido e precária higiene pessoal. O mesmo relata ter perdido o prazer de viver, que acorda de madrugada e não consegue mais conciliar o sono. Em conversa reservada, admite que já pensou em interromper sua própria vida com arma de fogo que possui em sua casa, mas que não teve coragem para tal, e por isso entregou a arma para sua filha. A conduta para este paciente é:
Compartilhar