Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

A maioria dos incidentalomas adrenais são:

A
Adenomas não funcionantes.
B
Síndromes de Cushing subclínicos.
C
Cânceres metastáticos.
D
Aldosteromas.
E
Mielolipomas
Neonato de 37 e 2/7 semanas de idade gestacional, nascido de cesariana eletiva sem intercorrências. Com 5 horas de vida iniciou quadro de taquipneia (FR = 80ipm), gemido expiratório, retração de caixa torácica e batimento de asa de nariz. Solicitado Raio X de tórax, que mostrava congestão vascular peri-hilar, infiltrado intersticial bilateral, espessamento de cisuras entre lobos superior e médio direitos e retificação de arcos costais. Qual provável hipótese diagnóstica desse paciente?
Quanto à fisiologia da tireoide e o controle metabólico que exerce no organismo é INCORRETO afirmar:
Em relação à triagem metabólica neonatal preconizada pelo Ministério da Saúde, são apresentadas as assertivas a seguir: I. Todo RN deve ser rastreado para fenilcetonúria, hipotireoidismo e hemoglobinopatia. II. Como rotina, devem ser solicitados testes de triagem para fibrose cística, galactosemia e tirosinemia. III. A coleta de sangue para os testes deve ser feita a partir do primeiro dia de vida, até no máximo 3 meses de vida. Qual é a alternativa correta?
Criança com 5 anos de idade, sofre queda de escada enquanto corria. Em horas apresenta progressivamente hemiparesia direita, letargia e afasia. Identifique o(s) provável(eis) fator(es) etiológico(s) para o seu déficit. 1- Trombose da artéria carótida interna. 2- Aneurisma dissecante da artéria carótida. 3- Êmbolo séptico de origem cardíaca. 4- Abscesso retrofaríngeo. É(São) fator(es) etiológico(s):
Compartilhar