Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

A maioria dos tumores benignos do fígado são assintomáticos e são achados incidentais em ultrassonografia de abdome. Para diagnóstico diferencial de tumores sólidos, faz-se necessário a realização de exames contrastados como tomografia computadorizada e ressonância magnética. Um nódulo de 5 cm com hipercaptação de contraste na fase arterial e com uma cicatriz central em uma mulher de 40 anos é altamente sugestivo de:

A
Adenoma hepático.
B
Hemangioma.
C
Hiperplasia nodular focal.
D
Carcinoma fibrolamelar.
E
Hamartoma.
Escolar de 11 anos foi encaminhado ao ambulatório de Pediatria por queixar-se de baixa estatura. O menino relatou que, por ser o menor da classe, vem sofrendo buling. A estatura atual situa-se abaixo do percentil 5, seu peso é adequado para a estatura e, pela classificação de Tanner, encontra-se em G1P1. No último ano, o paciente cresceu 5 cm e não apresentou problemas de saúde. Radiografia de idade óssea recente revela idade compatível com 8 anos e 6 meses. O pai mede 1,74 m e a mãe, 1,62 m. Com base nestes dados, qual o diagnóstico mais provável?
Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa. No caso clínico anterior, o melhor tratamento para a condição diagnosticada é:
A respeito da quimioprofilaxia em casos de meningite bacteriana, é correto afirmar:
Uma criança de 3 anos é internada na enfermaria de pediatria com sinais de desidratação, está sonolenta,taquidispneica, com história de vômitos, sem diarreia. O diagnóstico do plantonista foi cetoacidose diabética. Qual deve ser a conduta imediata neste caso?
Compartilhar