Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A mais temida complicação da ressonância magnética por imagem contrastada nos pacientes com insuficiência renal crônica é a indução de quadro clínico compatível com:

A
poliarterite nodosa.
B
dermatomiosite.
C
fibrose sistêmica progressiva.
D
lúpus eritematoso sistêmico.
E
esclerodermia.
Assinale a alternativa correta com relação às hepatites virais:
Considerando os medicamentos secretogogos da insulina indicados no tratamento do diabetes, o que apresenta ação mais rápida e duração mais curta é:
Em relação à tuberculose urinária, assinale a alternativa correta:
LHSV, 31 anos, masculino, pardo. Queixava-se a um mês de edema progressivo nos membros inferiores, associado à dor e limitação funcional. Vem fazendo uso de anti-inflamatório e diurético, porém evoluindo com intensificação do quadro álgico e comprometimento também de membros superiores, chegando a ter que retirar a aliança. Procurou Serviço de Urgência, sendo examinado: paciente lúcido, orientado no tempo e no espaço, normocorado e hidratado Tax: 37ºC; PA: 135x85 mmHg, Pulso radial: 92 bpm; Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações; exame do Abdome sem alterações. Infiltração cutânea na face e pavilhões auriculares (E>D); madarose. Edema (2+/4) com discreto eritema nos antebraços; edema/eritema nos dedos das mãos, com dor à palpação e mobilização ativa e passiva, nervos cubitais espessados (D>E), dolorosos à palpação. Edema depressível nas pernas e pés; nódulos e pápulas (de 3 a 1 cm), recobertos por pele normal, nas pernas. Hipoestesia nos antebraços e mãos e anestesia nas pernas. A etiologia do quadro neurológico deve ser:
Compartilhar