Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A malária é uma doença febril aguda, causada por protozoários transmitidos por vetores. No Brasil, sua importância se dá pela gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em areas endêmicas. A respeito da malária pode-se afirmar:

A
no Brasil as espécies de plasmodium mais importantes são P. vivax,P. ovale, P. falciparum.
B
é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles que tem hábitos vespertinos.
C
febre intermitente, anemia e hepatoesplenomegalia são sinais comuns a todas as formas de malária.
D
o diagnóstico é feito por meio do encontro do hematozoário.
E
as drogas de primeira escolha no tratamento da Plamodium falciparum é quinina + primaquina + doxiciclina.
Criança com 6 anos de idade submetida eletivamente à enterectomia segmentar com entero-entero anastomose termino-terminal em dois planos por divertículo de Meckel apresenta febre nas primeiras 48 horas do período pós operatório. A causa mais provável da febre é:
A rinite é qualquer processo inflamatório da mucosa nasal. Quando ela é eosinofílica e mediada pela imunoglobulina IgE, é chamada rinite alérgica. Primeiramente, ela é promovida por um mecanismo de sensibilização e posteriormente é desencadeada por contatos subsequentes, através de uma resposta imune. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
Ao realizar uma cirurgia de hérnia inguinal, o cirurgião encontrou um divertículo de Meckel dentro do saco herniário. Essa hérnia é denominada como:
Paciente apresentou hemorragia digestiva alta limitada, sem repercussões hemodinâmicas. Ele possui história pregressa de DRGE e correção de aneurisma de aorta abdominal realizada há um ano. EDA mostrou evidência de sangramento não ativo em quarta porção duodenal. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é de:
Compartilhar