Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A malária é uma doença febril aguda, causada por protozoários transmitidos por vetores. No Brasil, sua importância se dá pela gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em areas endêmicas. A respeito da malária pode-se afirmar:

A
no Brasil as espécies de plasmodium mais importantes são P. vivax,P. ovale, P. falciparum.
B
é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles que tem hábitos vespertinos.
C
febre intermitente, anemia e hepatoesplenomegalia são sinais comuns a todas as formas de malária.
D
o diagnóstico é feito por meio do encontro do hematozoário.
E
as drogas de primeira escolha no tratamento da Plamodium falciparum é quinina + primaquina + doxiciclina.
Pacientes com obstrução brônquica submetidos à ventilação mecânica têm risco elevado de desenvolverem auto-PEEP, que pode levar a um aumento das pressões inspiratórias e consequente barotrauma. Qual das medidas abaixo pode contribuir para a redução do auto-PEEP em pacientes com ventilação controlada a volume?
Paciente de 25 anos, sem doença prévia, chega à emergência com quadro de rebaixamento do nível de consciência. A gasometria arterial colhida em ar ambiente na chegada do paciente mostra PaO2 = 62 mmHg, PaCO2 = 70 mmHg, pH = 7,10, bicarbonato = 22. O gradiente alvéolo-arterial de O2 foi de 9 (valor normal = 5–15). Qual o diagnóstico mais provável desse paciente?
Qual dos resultados de gasometria listados abaixo é o mais provável de ser encontrado em um paciente com estado de mal asmático com uma obstrução moderada das vias aéreas, consciente, taquipneico, recebendo suplementação com O2 nasal 2 L/min?
Um paciente tetraplégico chega à UTI com insuficiência respiratória aguda hipercápnica. As possíveis causas são:
Compartilhar