Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A malária é uma doença febril aguda, causada por protozoários transmitidos por vetores. No Brasil, sua importância se dá pela gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em areas endêmicas. A respeito da malária pode-se afirmar:

A
no Brasil as espécies de plasmodium mais importantes são P. vivax,P. ovale, P. falciparum.
B
é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles que tem hábitos vespertinos.
C
febre intermitente, anemia e hepatoesplenomegalia são sinais comuns a todas as formas de malária.
D
o diagnóstico é feito por meio do encontro do hematozoário.
E
as drogas de primeira escolha no tratamento da Plamodium falciparum é quinina + primaquina + doxiciclina.
Mulher com 30 anos de idade é atendida por um médico numa Unidade de Saúde da Família na comunidade em que reside. Há três meses vem se sentindo muito cansada, com desânimo e desinteresse para fazer todas as suas tarefas diárias, inclusive sem vontade de comer (emagreceu 3 kg nesse período) ou de sair de casa. Não está dormindo direito e sente "que não serve para mais nada" (sic). Além do acolhimento de forma contextualizada, por meio de um relacionamento médico-paciente humanizado, quais devem ser, respectivamente, o diagnóstico e a conduta?
São parasitas que infestam predominantemente o intestino delgado, com exceção de:
Marina, 17 anos de idade, há 5 semanas vem apresentando humor deprimido e crises de choro ocasionais. Nega alterações do apetite, do sono ou da concentração. Tem ficado mais em casa, com menos vontade de sair. Nega pensamento de morte. Atribui seus sintomas depressivos ao fato de ter sido reprovada em duas matérias no colégio, motivo pelo qual terá que repetir de ano. Sente-se culpada, pois acha que sua reprovação é uma vergonha para a família. Devido ao seu mau desempenho na escola, pegou emprestados livros na biblioteca referentes às matérias em que foi reprovada e já começou a estudar mesmo antes de iniciadas as aulas. Sua mãe está preocupada com seu quadro depressivo e orientou que ela fosse à consulta na Clínica da Família. A intervenção mais adequada a ser feita pelo médico de família e comunidade é:
Sobre nutrição do paciente cirúrgico, assinale a alternativa correta:
Compartilhar