Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A mamografia é considerada atualmente o único método de rastreamento precoce do câncer de mama. Qual o tempo que a mamografia pode antecipar o diagnóstico de uma lesão mamária antes se tornar palpável?

A
Cinco anos.
B
Dois anos.
C
Doze meses.
D
Seis meses.
E
Não há literatura tal relato.
Mulher, 55 anos de idade, previamente hígida, vem com cefaleia holocraniana em peso há 3 dias. Há 12 horas começou a apresentar parestesia em hemiface à esquerda, cursando com desvio de comissura labial para a direita e apagamento do sulco nasolabial. Nega alteração de força muscular em membros. Não consegue franzir a testa nem fechar a rima palpebral à esquerda; sem outros déficits motores. A melhor conduta, no caso, é:
Dentre as abaixo, assinale a anormalidade que integra a síndrome característica da narcolepsia:
Uma criança foi internada na enfermaria de pediatria por apresentar petéquias e equimoses em várias partes do corpo. O diagnóstico inicial foi de Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI). Com relação a esta doença, todas as afirmativas abaixo estão corretas exceto uma:
Adolescente com sintomas de falta de apetite, sonolência e desânimo vem recebendo tratamento medicamentoso e passou a apresentar rigidez muscular grave, hipertermia (temperatura axilar: 39,5°C), sudorese abundante, tremores e disfagia. Esses sintomas devem-se, provavelmente, a que interação medicamentosa?
Compartilhar