Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

A melhor estratégia para o tratamento de manutenção da asma na infância consiste em:

A
Uso de beta agonista de longa ação, corticosteroide oral e controle ambiental
B
Uso de xantina de ação prolongada, corticosteroide sistêmico e controle ambiental
C
Uso de cronoglicato, beta agonista de longa ação e controle ambiental
D
Uso de corticosteroide inalatório, beta agonista de longa ação e controle ambiental
E
Nenhuma das anteriores
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue os itens a seguir. O coagulograma completo é dispensável, a menos que haja história pessoal ou familial de coagulopatia ou hepatopatia, em operações de grande porte ou vasculares e em pacientes que fazem uso de drogas que possam alterar a coagulação.
Uma paciente de 30 anos apresenta descarga mamilar unilateral e uniductal. Teve seu último parto há três anos e está em uso de DIU (dispositivo intrauterino). Ausência de lesão palpável. Foi realizada coleta de secreção por compressão e confeccionados esfregaços citopatológicos para avaliação diagnóstica. Os esfregaços mostravam grande número de células espumosas (foamy cells), ausência de hemácias e poucas células ductais isoladas ou em pequenos agrupamentos e algumas células bipolares (mioepiteliais), com boa coesão, núcleos uniformes e sem atipias. Nesse caso, qual o diagnóstico mais provável?
Paciente, 28 anos de idade, procurou atendimento em razão de relação sexual desprotegida há 24 horas, desejando receber orientação sobre contracepção de emergência. Refere parceiro sexual único e nega histórico de morbidades ou hábitos. Sobre contracepção de emergência, qual alternativa está correta?
O teste de triagem de cardiopatias congênitas, que deve ser realizado em todo recém-nascido, consiste em:
Compartilhar