Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A mídia televisiva e impressa tem noticiado ultimamente relatos de violência contra crianças, muitas das quais vítimas fatais. A Sociedade Brasileira de Pediatria tem dado grande importância ao tema da criança e do adolescente, com informações tanto aos pediatras quanto à comunidade em geral. Acerca dos acidentes e maus tratos nessa faixa etária, julgue os itens abaixo. I - As intoxicações são os acidentes domésticos mais frequentes na faixa etária de 2 a 4 anos. II - As fraturas de ossos longos na criança pré-escolar geralmente são completas e expostas. III - Criança entre 12 e 18 meses, com até 13 Kg, deve ser transportada em assento infantil adaptável ao banco traseiro do automóvel, de frente para o painel. IV - Na suspeita ou na confirmação de que o agressor é o responsável pela criança, o caso deve ser tratado pela equipe multiprofissional da instituição de saúde, devendo ser de comunicado o conselho tutelar e tomadas as outras providências legais pertinentes. V - Em pequenos queimados, as primeiras medidas são: romper bolhas existentes e aplicar soluções antissépticas. Estão certos apenas os itens:

A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
III e IV.
E
IV e V.
Menina, 12 anos, previamente hígida, refere ter percebido que o ombro direito está mais elevado que o esquerdo. Nega menarca. Exame físico: elevação do ombro direito e protuberância na região torácica posterior direita com a flexão do tronco (teste de Adams: +). Radiograma de coluna toracolombar: curva torácica longa com convexidade para a direita de 18º; Radiograma de bacia: graduação de Risser I. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO:
Você está na sala de parto e acaba de recepcionar um recém-nascido a termo. Após o clampeamento do cordão umbilical, durante o primeiro minuto de vida, este bebê chora com vigor e suas mucosas tornam-se coradas, mas mantém o leito ungueal cianótico. Nesse momento, quais são as alterações cardiovasculares que estão ocorrendo nesse paciente?
Menina com dois anos de idade, com queixa de dor e perda de força no membro superior direito há uma hora. Mãe refere que a criança ia cair e ela a segurou pelo antebraço. Ao exame, o antebraço se encontra em extensão e pronado. A conduta recomendada é redução:
Mulher de 42 anos deverá ser submetida à cirurgia eletiva de colecistectomia. Nega história pessoal e familiar de sangramento. Os exames pré-operatórios mostraram: RNI = 1,02 (normal até 1,2); TTPA = 2,59 (normal até 1,25); TTPA com adição de plasma normal = 1,05. Assinale o teste que permite prosseguir de forma correta a investigação.
Compartilhar