Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A mídia televisiva e impressa tem noticiado ultimamente relatos de violência contra crianças, muitas das quais vítimas fatais. A Sociedade Brasileira de Pediatria tem dado grande importância ao tema da criança e do adolescente, com informações tanto aos pediatras quanto à comunidade em geral. Acerca dos acidentes e maus tratos nessa faixa etária, julgue os itens abaixo. I - As intoxicações são os acidentes domésticos mais frequentes na faixa etária de 2 a 4 anos. II - As fraturas de ossos longos na criança pré-escolar geralmente são completas e expostas. III - Criança entre 12 e 18 meses, com até 13 Kg, deve ser transportada em assento infantil adaptável ao banco traseiro do automóvel, de frente para o painel. IV - Na suspeita ou na confirmação de que o agressor é o responsável pela criança, o caso deve ser tratado pela equipe multiprofissional da instituição de saúde, devendo ser de comunicado o conselho tutelar e tomadas as outras providências legais pertinentes. V - Em pequenos queimados, as primeiras medidas são: romper bolhas existentes e aplicar soluções antissépticas. Estão certos apenas os itens:

A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
III e IV.
E
IV e V.
Um paciente de 60 anos é submetido a uma cistectomia radical, com linfadenectomia pélvica difícil, sangramento intraoperatório e necessidade de transfusão de quatro unidades de concentrado de hemáceas. Cinco horas após, o cirurgião é chamado ao centro de recuperação, devido a sangramento importante pelo dreno e pela incisão. Os exames revelam tempo de protrombina, tempo de tromboplastina parcial e de sangramento normais. Os produtos de degradação da fibrina não estão elevados, o fibrinogênio sérico está diminuído, e a contagem de plaquetas é de 65.000/mm³. Provável causa desse sangramento:
Na avaliação pré-operatória de um paciente com IRC terminal atendido para realizar transplante renal, há contra-indicação para o transplante quando ocorre:
Durante uma ultra-sonografia abdominal, foi detectado, em uma paciente de 45 anos, assintomática, um pólipo de vesícula biliar de 5 mm, sem cálculo biliar associado. Em relação a esse caso, o procedimento correto é a:
As características da convulsão febril são:
Compartilhar