Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A mídia televisiva e impressa tem noticiado ultimamente relatos de violência contra crianças, muitas das quais vítimas fatais. A Sociedade Brasileira de Pediatria tem dado grande importância ao tema da criança e do adolescente, com informações tanto aos pediatras quanto à comunidade em geral. Acerca dos acidentes e maus tratos nessa faixa etária, julgue os itens abaixo. I - As intoxicações são os acidentes domésticos mais frequentes na faixa etária de 2 a 4 anos. II - As fraturas de ossos longos na criança pré-escolar geralmente são completas e expostas. III - Criança entre 12 e 18 meses, com até 13 Kg, deve ser transportada em assento infantil adaptável ao banco traseiro do automóvel, de frente para o painel. IV - Na suspeita ou na confirmação de que o agressor é o responsável pela criança, o caso deve ser tratado pela equipe multiprofissional da instituição de saúde, devendo ser de comunicado o conselho tutelar e tomadas as outras providências legais pertinentes. V - Em pequenos queimados, as primeiras medidas são: romper bolhas existentes e aplicar soluções antissépticas. Estão certos apenas os itens:

A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
III e IV.
E
IV e V.
Em lactente de 8 semanas suspeita-se de estenose hipertrófica do piloro. Um achado considerado patognomônico desta anormalidade e que indica o tratamento cirúrgico é :
A principal orientação teurapêutica para evitar exacerbações em pacientes portadores de asma crônica é utilizar:
Em relação à transmissão da hanseníase são consideradas formas fechadas:
Gestante de 30 anos de idade, Gesta I para I, pré-natal irregular, deu à luz a um recém nascido do sexo masculino a termo, Apgar 7 no primeiro minuto e 8 no quinto minuto. Chama atenção na realização do primeiro exame físico: hipotonia evidente, facies plana, fissura palpebral oblíqua para cima, prega epicântica, prega palmar única, mãos curtas e largas, hipoplasia da falange média do 5º dedo. Qual é a síndrome genética que está caracterizada acima?
Compartilhar