Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A mola completa caracteriza-se por:

A
presença de feto.
B
cariótipo 46xx ou 46xy.
C
presença de âmnio.
D
diagnóstico de abortamento retido.
E
útero pequeno.
Primigesta, após 4 consultas de pré-natal sem intercorrências, chegou à maternidade com dilatação total. O parto ocorreu de imediato e nasceu uma criança pesando 1.430 g, com pele fina e lisa, com capurro somático de 32 semanas. Após a recepção, a criança encontrava-se corada, com algumas retrações intercostais e frequência respiratória de 70 irpm. Suspeitou-se de membrana hialina, cujo principal diagnóstico diferencial é:
Com relação ao infarto lacunar, assinale a alternativa INCORRETA.
Carlos, 65 anos, relata que seu irmão faleceu recentemente de dissecção aguda de aorta e pergunta ao médico se pode ter a mesma doença e se deve fazer exames. Nega hipertensão, diabetes ou cirurgias prévias. Uma meta-análise reviu estudos para avaliar a acurácia da história clínica, do exame físico e da radiografia de tórax no diagnóstico de dissecção aguda da aorta torácica. Alguns dos resultados encontrados foram: (1) dor torácica intensa de início súbito mostrou sensibilidade de 84%; (2)o sopro diastólico mostrou razão de verossimilhança positiva de 1,4; (3). A sensibilidade de radiografia de tórax anormal foi de 90%. A curva enzimática mostra elevação de troponina e CPK-mb com queda precoce, caracterizando:
Deslocamento para baixo da valva tricúspide anormal para dentro do ventrículo direito, dividindo-o em duas partes. De qual cardiopatia é essa descrição?
Compartilhar