Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A necessidade de tratamento de infecções por Staphylococcus aureus meticilino resistente (MRSA) é uma conduta comum em hospitais. Neste contexto é importante conhecer os antibióticos para o tratamento deste agente. Marque a alternativa onde todos os antibióticos possuem espectro para este agente:

A
Vancomicina, clindamicina, eritromicina, azitromicina.
B
Vancomicina, teicoplanina, linezolida, daptomicina.
C
Teicoplanina, amicacina, gentamicina, ampicilina.
D
Ceftazidima, cefepime, vancomicina, piperacilina.
E
Linezolida, polimixina, cloranfenicol, ciprofloxacino.
Em relação à fisiopatologia da pré-eclâmpsia, pode-se afirmar que: I. a invasão do trofoblasto nas artérias espiraladas é incompleta; II. existe redução da ação de prostaciclina na circulação materna e aumento da ação do tromboxano; III. o volume plasmático, em relação à gestante normal, encontra-se contraído; IV. na pré-eclâmpsia a perfusão renal está aumentada. Das afirmações, somente estão corretas:
Paciente do sexo masculino, 48 anos, com índice de massa corpórea (IMC) = 34 kg m2, circunferência abdominal = 106 cm e glicemia de jejum = 115 mg/dl. Com base nos dados e nos conhecimentos sobre o tema, é correto a?rmar:
Sobre o tema arritmias cardíacas, assinale a alternativa correta:
No Brasil, os transtornos de ansiedade se encontram em primeiro lugar em prevalência entre os transtornos psiquiátricos. Na atividade clínica, a ansiedade é um sintoma bastante comum em cenários de atenção ambulatorial, hospitalar e em emergências. Ao clínico é necessário reconhecê-los e caracterizar a existência ou não de transtorno de ansiedade. Sobre este transtorno, é correto afirmar que:
Compartilhar