Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A necessidade de tratamento de infecções por Staphylococcus aureus meticilino resistente (MRSA) é uma conduta comum em hospitais. Neste contexto é importante conhecer os antibióticos para o tratamento deste agente. Marque a alternativa onde todos os antibióticos possuem espectro para este agente:

A
Vancomicina, clindamicina, eritromicina, azitromicina.
B
Vancomicina, teicoplanina, linezolida, daptomicina.
C
Teicoplanina, amicacina, gentamicina, ampicilina.
D
Ceftazidima, cefepime, vancomicina, piperacilina.
E
Linezolida, polimixina, cloranfenicol, ciprofloxacino.
Paciente com 26 anos de idade, G3A2, vem à consulta referindo tempo de amenorreia de 8 semanas, confirmado pelo exame ecográfico pélvico transvaginal, e apresentando gravidez ectópica tubária à direita, íntegra, medindo 3,5 cm de diâmetro. Níveis de Beta-hCG de 1500 mUI/ml. Após assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, é submetida a tratamento conservador com metotrexate na dose de 50 mg/m². Sobre esse diagnóstico e tratamento, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa em que todos os sintomas apresentados caracterizam a Síndrome de Hellp, uma entidade clínica que pode ocorrer na pré-eclâmpsia.
Mulher de 28 anos de idade, que apresentava IMC (índice de massa corporal) de 42 kg/m², foi submetida a cirurgia de Capella. Um ano após, engravida e procura assistência pré-natal com gestação de 13 semanas. Acerca desse quadro clínico, assinale a alternativa INCORRETA.
As fraturas expostas associadas à lesão vascular são classificadas como tipo III c de Gustillo. Nessas fraturas, a lesão vascular está frequentemente associada a perdas ósseas, a falta de cobertura das partes moles e também a lesões neurológicas. Com relação à abordagem terapêutica dessas fraturas, é correto afirmar:
Compartilhar