Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A NPT (nutrição parenteral total) NÃO é indicada em:

A
fistulas gastrointestinais cutâneas.
B
insuficiência renal crônica.
C
doença inflamatória dos intestinos.
D
queimaduras.
E
enterite por radioterapia ou toxicidade devido à quimioterapia.
Maria Santos, 25 anos, diabética tipo 1, desenvolveu insuficiência renal nos últimos 02 anos. Ainda não faz diálise. Seu hemograma apresenta hb; 9 g/dl ht; 28%. As hemácias são normocrômicas e normocíticas. Qual a causa correta?
Raimundo Pereira, paciente do ambulatório de cardiologia, tem a fração de ejeção do ventrículo igual a 25% (N>55%) e hipocinese difusa. Seu estilo de vida é sedentário. Alimenta­se regularmente com carne vermelha mais de 6 vezes por semana e bebe bebida alcoólica diariamente 4 vezes. Sua altura é 1.85cm, peso 86 kg, IMC 25kg/m2. Sua pressão é 90/60mmHg. Arteriografia coronariana normal. Qual das recomendações abaixo é a mais importante para este paciente?
Mulher de 25 anos, com abortamento de repetição, é portadora de malformação Mulleriana do tipo útero bicorno. Quanto à origem etiopatogênica, o defeito é:
Cícero, 50 anos, foi internado com história de edema generalizado há 4 meses. Negava dispnéia ou icterícia. Vinha trabalhando normalmente. Ao exame físico, demonstrava anasarca, corado, anictérico, PA=130/80 mmHg, FC=84 bpm. Sem sinais de congestão pulmonar ou de insuficiência cardíaca. No dia 4 de internação apresentou forte dor em hemitórax direito acompanhada de dipneia, cianose, PA=90/70 mmHg e FC=120 bpm. O Rx de tórax estava normal. As condutas para o esclarecimento diagnóstico do evento agudo e da doença de base são respectivamente:
Compartilhar