A obesidade constitui um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A cirurgia para a obesidade é uma das formas terapêuticas encontradas para pacientes criteriosamente selecionados. Assim, qual das opções abaixo não está em concordância com os conhecimentos atuais sobre este tema.
A
Dentre as condições clínicas associadas à obesidade grave podemos encontrar: miocardiopatia; diabetes do tipo II; osteoartrite; irregularidades menstruais e apneia obstrutiva do sono.
B
As indicações para a cirurgia bariátrica, entre outros, índice de massa corporal (IMC) > 40kg/m² ou IMC > 35kg/m² com co-morbidade clínica associada agravada pela obesidade.
C
A derivação gástrica com Y de Roux realizada por cirurgia aberta proporciona perda de peso em mais de 65% em 1 ano e a resolução das co-morbidades foi considerada excelente.
D
O procedimento de Scopinaro é também conhecido como a realização da Derivação Gástrica em Y de Roux.
E
No Desvio Bílio-pancreático, na maioria dos pacientes, apresenta uma “Síndrome Pós-alimentar” imediatamente após a operação e resolve-se durante o 1º ano.
Outras questões
Em relação às fraturas expostas: I - São comuns na tíbia devido à falta de cobertura muscular em toda a sua face anteromedial. II - De acordo com a classificação de Gustilo e Anderson, as fraturas expostas da tíbia, com ferida da pele menor do que um centímetro, mas com radiografia demonstrando fratura segmentar, são classificadas como grau III. III - Em fratura exposta grau I (Gustilo e Anderson), deve-se iniciar esquema antibiótico com Cefalosporina de Primeira Geração e Aminoglicosídeo. IV- Os objetivos do tratamento cirúrgico das fraturas expostas da tíbia consistem em lavagem mecânica e cirúrgica, desbridamento dos tecidos desvitalizados e estabilização da fratura. V - A classificação de Gustilo e Anderson leva em consideração a extensão da lesão de pele apenas. Quais das afirmativas acima estão CORRETAS?
No Brasil, a vacina mais reatogênica em uso é a DPT de células inteiras, combinada com vacina contra Haemophilus influenzae tipo B. Frequentemente causa reações locais, febre e raramente episodio hipotônico hiporresponsivo (EHH). Assinale a INCORRETA:
Lactente de 7 meses apresentou quadro de febre alta que persistiu por 72 horas. No primeiro dia, apresentou crise convulsiva febril, sendo colhidos hemograma e liquor que vieram com resultados normais. No quarto dia, houve aparecimento de exantema maculopapular na face, cabeça e tronco, poupando os membros. O diagnóstico clínico e agente etiológico são, respectivamente: