Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

A obesidade constitui um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A cirurgia para a obesidade é uma das formas terapêuticas encontradas para pacientes criteriosamente selecionados. Assim, qual das opções abaixo não está em concordância com os conhecimentos atuais sobre este tema.

A
Dentre as condições clínicas associadas à obesidade grave podemos encontrar: miocardiopatia; diabetes do tipo II; osteoartrite; irregularidades menstruais e apneia obstrutiva do sono.
B
As indicações para a cirurgia bariátrica, entre outros, índice de massa corporal (IMC) > 40kg/m² ou IMC > 35kg/m² com co-morbidade clínica associada agravada pela obesidade.
C
A derivação gástrica com Y de Roux realizada por cirurgia aberta proporciona perda de peso em mais de 65% em 1 ano e a resolução das co-morbidades foi considerada excelente.
D
O procedimento de Scopinaro é também conhecido como a realização da Derivação Gástrica em Y de Roux.
E
No Desvio Bílio-pancreático, na maioria dos pacientes, apresenta uma “Síndrome Pós-alimentar” imediatamente após a operação e resolve-se durante o 1º ano.
Uma mulher de 65 anos, secretária executiva aposentada, procura assistência médica devido à dor lombar, com irradiação para face posterior da coxa direita, evoluindo há 3 meses e agravada há 15 dias. Neste último período, vem apresentando pouca resposta analgésica, que não cessa com o repouso e desperta-a do sono frequentemente. Exceto por emagrecimento de 6 kg desde a piora clínica, a anamnese dirigida foi irrelevante. Refere terapia de reposição hormonal. FC. 84 bpm; FR: 18 irpm; Tax. 36,8ºC; Pa: 130/80 mmHg. Laségue positivo a 45º. A hipótese diagnóstica mais provável, dentre as citadas, é de:
Indique, dentre as formas de hanseníase relacionadas, aquela que seria classificada, de acordo com a OMS, como paucibacilar:
Dados recentes têm sugerido uma associação entre os tumores de cabeça e pescoço e infecções virais. Os da orofaringe, por exemplo, estariam ligados a:
Assinale a opção correta sobre as obstruções duodenais do recém-nascido:
Compartilhar