Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

A obesidade constitui um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A cirurgia para a obesidade é uma das formas terapêuticas encontradas para pacientes criteriosamente selecionados. Assim, qual das opções abaixo não está em concordância com os conhecimentos atuais sobre este tema:

A
Dentre as condições clínicas associadas à obesidade grave podemos encontrar: miocardiopatia; diabetes do tipo II; osteoartrite; irregularidades menstruais e apneia obstrutiva do sono.
B
As indicações para a cirurgia bariátrica, entre outros, índice de massa corporal (IMC) > 40 kg/m2 ou IMC > 35 kg/m2 com comorbidade clínica associada agravada pela obesidade.
C
A derivação gástrica com Y de Roux realizada por cirurgia aberta proporciona perda de peso em mais de 65% em um ano e a resolução das comorbidades foi considerada excelente.
D
O procedimento de Scopinaro é também conhecido como a realização da Derivação Gástrica em Y de Roux
E
No Desvio Bílio-pancreático, na maioria dos pacientes, apresenta uma “Síndrome Pós-alimentar” imediatamente após a operação e resolve-se durante o primeiro ano.
Para aquisição de imagens pela ressonância magnética usa-se:
O índice de atenuação das estruturas anatômicas à passagem dos raios-x é conhecida como:
Qual dos grupos de fármacos ha associação definida ao lúpus eritematoso sistêmico:
Um homem de 25 anos vai ao consultório queixando-se de dor no joelho esquerdo e no hálux direito, que iniciou há uma semana e não respondeu a analgésicos adquiridos sem receita. Também se sente febril e dolorido e tem disúria e infecção ocular. Há cerca de um mês, recebeu tratamento para sífilis. Ao exame está afebril e ambos os olhos estão injetados e muito sensíveis à luz. O joelho esquerdo e a primeira articulação metatarso-falangeana direita estão edemaciados e dolorosas. Qual é seu diagnóstico?
Compartilhar