Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

A obesidade constitui um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A cirurgia para a obesidade é uma das formas terapêuticas encontradas para pacientes criteriosamente selecionados. Assim, qual das opções abaixo não está em concordância com os conhecimentos atuais sobre este tema.

A
Dentre as condições clínicas associadas à obesidade grave podemos encontrar: miocardiopatia; diabetes do tipo II; osteoartrite; irregularidades menstruais e apneia obstrutiva do sono.
B
As indicações para a cirurgia bariátrica, entre outros, índice de massa corporal (IMC) > 40kg/m² ou IMC > 35kg/m² com co-morbidade clínica associada agravada pela obesidade.
C
A derivação gástrica com Y de Roux realizada por cirurgia aberta proporciona perda de peso em mais de 65% em 1 ano e a resolução das co-morbidades foi considerada excelente.
D
O procedimento de Scopinaro é também conhecido como a realização da Derivação Gástrica em Y de Roux.
E
No Desvio Bílio-pancreático, na maioria dos pacientes, apresenta uma “Síndrome Pós-alimentar” imediatamente após a operação e resolve-se durante o 1º ano.
Mulher, de 60 anos, com história de artrite reumatoide e frequentes ataques de pseudogota no joelho D apresenta uma história de febre com suores noturnos e dor intensa no mesmo joelho. O exame mostra uma temperatura axilar de 38,6°C, uma frequência cardíaca de 110 bpm, uma pressão arterial de 110/70 mmHg. O joelho D apresenta-se inchado, vermelho, quente e muito doloroso. A contagem leucocitária mostra 15.800 leucócitos, com 80% de neutrófilos, sendo 8% bastonetes. O exame do líquido articular apresentou uma contagem leucocitária de 160.000/mm³, com 95% de neutrófilos e presença de cristais no formato de agulha, birrefringentes. O Gram mostra cocos Gram-positivos agrupados. Entre as medidas a serem tomadas NÃO se inclui:
Um paciente, de 20 anos de idade, apresenta os seguintes resultados de exames laboratoriais: bilirrubinas totais: 2,5 UI/mL; bilirrubinas indiretas:2,0 UI/mL; bilirrubinas diretas: 0,5 UI/mL; transaminases normais; Fosfatase Alcalina e Gama GT normais. A untrassonografia de abdome revela fígado de aspecto preservado. Assinale a opção correspondente ao provável diagnóstico desse caso.
Flávia, 18 anos, solteira, vida sexual ativa desde os 15 anos; procurou seu médico de família com queixa de secreção vaginal tipo “clara de ovo”, sem odor, prurido e sem sintomas infecciosos; tendo aumentado de volume nos últimos 2 meses. Ao realizar o exame ginecológico, observou a mucosa vaginal sem alterações. Qual a principal hipótese diagnóstica e tratamento?
Uma pessoa de 65 anos procura você por queixas de diminuição súbita da acuidade auditiva à esquerda. Ao exame, você identifica uma coleção de cerúmen impactado. Você prescreve um medicamento tópico, e em três dias a pessoa retorna para a remoção de cerúmen com a técnica de irrigação. Assinale a alternativa que não consiste em contraindicação a este procedimento.
Compartilhar