Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

A obesidade é um importante fator de risco para doenças não transmissíveis; é importante para o médico implementar ações de prevenção e de promoção da saúde, dentre elas, orientar a perda de peso. Considere as afirmações abaixo: I - A perda de peso em indivíduos hipertensos é, geralmente, acompanhada da redução da pressão arterial, o que pode acarretar em redução da necessidade de medicação anti-hipertensiva. II - O sobrepeso está associado à diminuição da tolerância à glicose; a perda de peso para pacientes com diabetes tipo 2 pode refletir em uma menor necessidade de medicação hipoglicemiante. III - A apneia do sono é comum entre obesos e é apontada como fator de risco independente para doenças cardíacas. Quais estão corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas I e II
E
I, II e III
Paciente masculino de 65 anos de idade deu entrada no pronto-socorro com quadro sugestivo de abdome agudo obstrutivo. O exame de Rx simples de abdome revelou uma imagem de “U invertido”. Qual o provável diagnóstico?
Com relação à anastomose espleno-renal distal para tratamento da hipertensão portal pode-se afirmar que:
Qual a etiologia mais comum de dilatação do trato urinário diagnosticada no período antenatal:
Mulher de 42 anos que refere perder urina quando tosse ou espirra. Teve um parto normal sem intercorrências há 11 anos. Não há distopia ao exame ginecológico, porém viabiliza-se perda de urina ao esforço. Ao exame urodinâmico, observou-se perda com pressão abdominal de 100cm H2O. Assinale a melhor alternativa.
Compartilhar