Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

A obesidade é um importante fator de risco para doenças não transmissíveis; é importante para o médico implementar ações de prevenção e de promoção da saúde, dentre elas, orientar a perda de peso. Considere as afirmações abaixo: I - A perda de peso em indivíduos hipertensos é, geralmente, acompanhada da redução da pressão arterial, o que pode acarretar em redução da necessidade de medicação anti-hipertensiva. II - O sobrepeso está associado à diminuição da tolerância à glicose; a perda de peso para pacientes com diabetes tipo 2 pode refletir em uma menor necessidade de medicação hipoglicemiante. III - A apneia do sono é comum entre obesos e é apontada como fator de risco independente para doenças cardíacas. Quais estão corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas I e II
E
I, II e III
Um paciente de quarenta anos de idade procurou atendimento médico queixando-se de sonolência diurna que, de acordo com o relato, estaria mais intensa nos últimos seis meses. O paciente relatou que, apesar de dormir cerca de oito horas por noite, tem acordado com a sensação de não estar de todo descansado. A esposa do paciente informou que ele ronca muito durante a noite e que, em alguns momentos, pára de respirar e acorda bruscamente. No exame físico, o paciente se apresentou sem alteração digna de nota. A respeito desse caso clínico, julgue o próximo item: A possibilidade de o paciente, nesse caso, apresentar hipertrofia de amígdalas e (ou) da adenoide deve ser investigada.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil tem uma estimativa de 70,42 novos casos de Câncer de próstata para cada 100.000 homens no ano de 2014. Qual a resposta CORRETA sobre esta neoplasia?
Homem de 64 anos encaminhado ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) com disúria, jato fraco e dor perineal contínua importante há quatro dias. O exame de urina tipo 1 revelou a presença de leucócitos > 100.000/campo. Proteinúria (-) e ausência de hemácias. O hemograma apresentou: Hb = 13,8 g/dl; HT = 41%; leucócitos = 13.100 mm³; neutrófilos = 77 (bastonetes 8%). O valor do PSA sérico foi de 48 ng/ml (colhido no mesmo momento da urina tipo 1). Qual a melhor conduta dentre as alternativas abaixo?
Um recém nascido que no final do primeiro mês de vida apresenta quadro clínico de insuficiência cardíaca, manifestada por taquipneia, cansaço e interrupções às mamadas, sudorese e taquicardia. Qual seria a cardiopatia congênita mais provável?
Compartilhar