Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

A obesidade é um importante fator de risco para doenças não transmissíveis; é importante para o médico implementar ações de prevenção e de promoção da saúde, dentre elas, orientar a perda de peso. Considere as afirmações abaixo: I - A perda de peso em indivíduos hipertensos é, geralmente, acompanhada da redução da pressão arterial, o que pode acarretar em redução da necessidade de medicação anti-hipertensiva. II - O sobrepeso está associado à diminuição da tolerância à glicose; a perda de peso para pacientes com diabetes tipo 2 pode refletir em uma menor necessidade de medicação hipoglicemiante. III - A apneia do sono é comum entre obesos e é apontada como fator de risco independente para doenças cardíacas. Quais estão corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas I e II
E
I, II e III
Um paciente de 75 anos, cardiopata, vítima de atropelamento em via pública, é levado ao pronto-socorro em estado de choque, com palidez cutâneo mucosa, sudorese, baixa perfusão e FC de 98 bpm com PA de 90x60 mmHg. Reclama de muita dor abdominal e fica repetindo incessantemente que vai morrer. Frequência respiratória de 23 irpm com ausculta pulmonar normal bilateralmente. Com a infusão de 2000ml de Ringer lactato, sua pressão estabiliza com 100x70 mmHg com FC de 88 bpm. É realizado USG (FAST) nos três compartimentos e é detectado líquido em moderada quantidade no abdome e a tomografia de abdome evidencia uma lesão hepática grau III com moderada quantidade de líquido livre na cavidade. Qual deve ser a conduta frente a esta situação?
Carlos, de 16 anos de idade, foi vítima de trauma abdominal, sendo levado à laparotomia exploradora com achado cirúrgico de necrose do íleo terminal por lesão da artéria ileocecocólica. Foi realizada uma ressecção de 70 cm de íleo distal incluindo válvula íleo-cecal. Como consequência, o paciente poderá apresentar, EXCETO:
Com relação à adaptação tardia após a ressecção ileal, podemos afirmar, EXCETO:
Mulher de 22 anos de idade procura ginecologista apresentando turvação visual, concomitante oligomenorreia e galactorreia. Dosagem de prolactina de 105ng/ml. Exame de mama com presença de leite à expressão, ausência de nódulos. Exame ginecológico normal. Dos exames abaixo, qual seria importante para o diagnóstico?
Compartilhar