Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

A obesidade é um importante fator de risco para doenças não transmissíveis; é importante para o médico implementar ações de prevenção e de promoção da saúde, dentre elas, orientar a perda de peso. Considere as afirmações abaixo: I - A perda de peso em indivíduos hipertensos é, geralmente, acompanhada da redução da pressão arterial, o que pode acarretar em redução da necessidade de medicação anti-hipertensiva. II - O sobrepeso está associado à diminuição da tolerância à glicose; a perda de peso para pacientes com diabetes tipo 2 pode refletir em uma menor necessidade de medicação hipoglicemiante. III - A apneia do sono é comum entre obesos e é apontada como fator de risco independente para doenças cardíacas. Quais estão corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas I e II
E
I, II e III
Julgue o item subsequente, relativo a anticoncepção e infertilidade conjugal. O método de amenorreia lactacional é uma opção contraceptiva pouco eficaz para as mulheres que estão em amamentação exclusiva nos primeiros seis meses. As endorfinas induzidas pela amamentação causam aumento da secreção de dopamina que pode resultar em ovulações esporádicas.
Nesta questão é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma paciente de 5 anos de idade deu entrada no pronto-socorro. A mãe referiu que a filha apresenta emagrecimento nos últimos dois meses, poliúria, polidipsia e polifagia. Hoje, teve queda do estado geral, com sonolência excessiva. No exame físico, a paciente encontrava-se magra, desidratada ++/4 e com respiração acidótica (Kussmaul). Os exames laboratoriais apresentam glicemia de 512 mg/dL, acidose metabólica (pH 7,2 e bicarbonato - 12 mEq/L), cetonúria positiva (+++) e potássio de 4,5 mEq/L. A principal suspeita diagnóstica foi de diabetes melito, e os quadros clínico e laboratorial foram compatíveis com cetoacidose diabética. Nessa situação, a terapêutica mais indicada é hidratação rápida, insulinoterapia em doses baixas e oferta precoce de potássio.
Escolar de sete anos com quadro há 24 horas de cefaleia generalizada, febre elevada, fotofobia, náuseas e vômitos, confusão mental e irritabilidade. Ao exame físico, temperatura de 39,5ºC, irritabilidade ao manuseio, perfusão periférica de 2 segundos, rigidez de nuca. No manejo desta situação, assinale as alternativas que estão corretas: I – O exame fundamental a ser colhido é o liquor. II – A restrição hídrica deve ser empregada para se diminuir o risco da Secreção Inadequada do Hormônio Antidiurético (SIHAD). III – A droga de escolha para o tratamento empírico é a penicilina. IV – O uso de corticosteroides demonstra melhor evolução a curto prazo, quando associado aos antibióticos. V – A hemocultura pode ser utilizada para ampliar a possibilidade de identificação do agente etiológico.
O puerpério é um importante momento de união na vida do casal, e discutir planejamento familiar nessa fase pode ser muito saudável. Sobre a anticoncepção no puerpério, é correto afirmar:
Compartilhar