Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

A obesidade pode ser definida como o grau de armazenamento de gordura no organismo associado a riscos para a saúde devido a sua relação com várias complicações metabólicas. Marque a alternativa INCORRETA em relação à obesidade.

A
Embora indivíduos com excesso de peso possam apresentar níveis de colesterol mais elevados do que os eutróficos, a principal dislipidemia associada ao sobrepeso e à obesidade é caracterizada por elevações leves a moderadas dos triglicerídeos e diminuição do HDL colesterol.
B
Atualmente, 12,7% das mulheres e 8,8% dos homens adultos brasileiros são obesos, sendo esta prevalência mais alta nas regiões Sul e Sudeste do país.
C
A obesidade pode ser compreendida como um agravo de caráter multifatorial, envolvendo desde as questões biológicas às históricas, ecológicas, econômicas, sociais, culturais e políticas.
D
O sobrepeso tem efeito imediato no desenvolvimento de doenças crônicas, porém a história de excesso de peso pode contribuir para variações nos riscos à saúde.
E
O excesso de peso também predispõe para outros problemas na saúde, sendo importante para o desenvolvimento de litíase biliar, de osteoartrite e tendo associação com alguns tipos de câncer, como de cólon, de reto, de próstata, de mama, de ovário e de endométrio.
Entre as causas de delirium, em pacientes com câncer, incluem-se, EXCETO:
Gestante com 26 semanas de idade gestacional dá entrada no pronto-socorro obstétrico com quadro sugestivo de descolamento prematuro de placenta. É prontamente encaminhada para cesárea de emergência, sob anestesia geral. Seu recém-nascido, com peso estimado de 800 gramas, nasce em mau estado geral, em apneia, cianótico e hipotônico. Em relação ao caso, é correto afirmar:
São causas orgânicas que podem gerar tanto psicose quanto depressão e mania, EXCETO:
A vacina contra rotavírus, recentemente inserida no calendário do Programa Nacional de Imunizações, é administrada ao lactente da seguinte forma:
Compartilhar