Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

A ocorrência de anemia hemolítica por crioaglutininas está associada a uso de:

A
cloranfenicol.
B
carbamazepina.
C
alfametildopa.
D
captopril.
Que exames complementares ESTÃO INDICADOS de rotina na avaliação pré-operatória de uma criança sem comorbidades, antes de uma cirurgia de adenoamigdalectomia?
Assinale a alternativa que apresenta uma cardiopatia congênita cianogênica.
Paciente de 19 anos, sexo feminino, deu entrada na Sala de Reanimação do Hospital com quadro de confusão mental, febre (39ºC), queda do estado geral e cansaço aos mínimos esforços há dois dias. Acompanhante relata o início súbito dos sintomas. Há dois dias a paciente estava hígida e não havia antecedentes dignos de nota. O exame físico demonstra palidez cutânea mucosa, confusão mental e rebaixamento do nível de consciência, sem outras alterações. Exames complementares: Hb/Ht: 8,5/26 (VCM: 85/HCM: 28); leucócitos: 20.000 (meta: 0/bast: 3/segmentados: 65/eosinófilos: 2/basófilos: 1/linfócitos: 25/monócitos:4%); plaquetas: 98.000; ureia/creatinina: 180/2,2; Na/K: 145 mEq/L/4, 4 mEq/L; glicose: 98 mg/dl; DHL: 1080; VHS 110. Análise morfológica do sangue periférico revela anisocitose (2+), com presença de esquizócitos em moderada quantidade. Para esse caso, a principal hipótese diagnóstica é:
A solicitação de cultura e antibiograma de rotina para o isolamento do agente infeccioso deve ser realizada em que situação?
Compartilhar