Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

A ocorrência de DIP II (tardio) observada na cardiotocografia intraparto indica:

A
resposta fisiológica à hiperventilação materna durante a contração uterina
B
resposta fisiológica fetal à redução de fluxo nas artérias umbilicais na vigência da contração uterina
C
reflexo vagal por compressão do polo cefálico durante a contração uterina
D
compressão da veia umbilical durante a contração uterina
E
estase do espaço interviloso e asfixia fetal por insuficiência uteroplacentar aguda
Que doença deve ser considerada pelo médico pediatra que, ao examinar um lactente, encontra lesões hipocromicas em forma de folha na pele? Assinale a alternativa correta:
Na queimadura por gases aquecidos, o fenômeno da respiração fica prejudicado:
Um paciente de 35 anos de idade, hepatopata, refere tumoração gigante na região inguinal direita. Foi indicado tratamento cirúrgico e achada uma hérnia inguinal por deslizamento, contendo cólon direito e íleo terminal. Foi então submetido a correção cirúrgica de hérnia inguinal e colectomia direita, com abordagem pela incisão em região inguinal direita. Evoluiu no pósoperatório com instabilidade hemodinâmica, aumento de volume na bolsa escrotal e aumento de volume abdominal. Qual das condutas apresentadas abaixo deve ser tomada?
João Vítor, de 18 meses, com sinais de coriza espessa amarelada há 5 dias, chega ao consultório com bom estado geral, mas com sinais de impetigo no intróito nasal e febrícula há 24 horas. Mariana, de 15 meses, tem história de febre moderada há 48 horas, acompanhada de micropoliadenopatia cervical lateral, e ao exame tem estado geral regular, com coriza nasal hialina, mas apresenta exsudato em orofaringe esbranquiçado em região de tonsilas palatinas. No que se refere ao tratamento desses dois pacientes, assinale a conduta mais adequada.
Compartilhar