Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia do Trauma

A ocorrência de náuseas e vômitos no pós-operatório é causa frequente de desconforto para os pacientes. Sobre os vômitos, podemos afirmar, EXCETO:

A
A estimulação dos receptores de Serotonina 5-HT3 leva à liberação de Dopamina, que, por sua vez, estimulam receptores D2 da Dopamina no Centro do Vômito, ativando a sequência emética.
B
Durante o vômito, a contração peristáltica retrógrada tem início no jejuno.
C
A ocorrência de vômito no pós-operatório é mais comum em mulheres.
D
A Metoclopramida é uma substância inibidora do receptor 5-HT3 e a Ondasentron é um antagonista do receptor D2 da Dopamina.
Qual é a cirurgia indicada no tratamento cirúrgico do pâncreas anular?
Qual das cardiopatias congênitas abaixo é acianótica?
S.T.B., 76 anos, gênero masculino, músico, apresenta quadro de retenção urinária. Foi diagnosticado hiperplasia prostática benigna e indicada realização de Ressecção Transuretral (RTU) da próstata. Durante o procedimento foi utilizada, para irrigação, água destilada. No pós-operatório imediato, o paciente apresentou confusão mental e crise convulsiva. Em relação a esse caso, assinale a alternativa ERRADA:
Sobre a conjuntiva do globo ocular, analise as afirmativas abaixo: I - Constitui um tecido liso, flexível e avascularizado, que tem como função principal servir de barreira contra agressões exógenas, inclusive micro-organismos; II - É uma membrana mucosa que reveste o globo ocular em sua superfície anterior e as pálpebras, superior e inferior, nas suas superfícies posteriores; III - é um reservatório da secreção lacrimal e permite movimentação do globo ocular sem que o atrito entre em sua superfície lisa e a córnea cause dano para a mesma; IV - Nas conjuntivites virais, o infiltrado celular é tipicamente de polimorfonucleares neutrófilos. Está CORRETO o que se afirma em:
Compartilhar