A ocorrência de náuseas e vômitos no pós-operatório é causa frequente de desconforto para os pacientes. Sobre os vômitos, podemos afirmar, EXCETO:
A
A estimulação dos receptores de Serotonina 5-HT3 leva à liberação de Dopamina, que, por sua vez, estimulam receptores D2 da Dopamina no Centro do Vômito, ativando a sequência emética.
B
Durante o vômito, a contração peristáltica retrógrada tem início no jejuno.
C
A ocorrência de vômito no pós-operatório é mais comum em mulheres.
D
A Metoclopramida é uma substância inibidora do receptor 5-HT3 e a Ondasentron é um antagonista do receptor D2 da Dopamina.
Outras questões
Em relação aos distúrbios metabólicos no período neonatal, é correto afirmar:
Uma criança de quatro anos de idade, sexo masculino, é encaminhada ao ambulatório, pois a professora notou discreto desvio do olho direito há 30 dias. Nascido de parto prematuro, com 35 semanas, peso: 2.730 g, estatura: 46,5 cm, Apgar: 9/9, permaneceu por seis horas em CPAP nasal e 12 horas no capacete de oxigênio, devido a desconforto respiratório leve. Recebeu alta hospitalar com três dias. A mãe nega infecções durante a gravidez. Exame físico: estrabismo com esotropia à direita e reflexo pupilar esbranquiçado. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Mulher de 63 anos com quadro de melancolia, crises de ansiedade, choro fácil, perda do interesse pelas atividades do dia-a-dia e insônia terminal há dois meses, vai ao consultório médico referindo perda de apetite e dores musculares difusas. Seu exame físico é normal. Ela relata que, há 40 dias, faz uso de bromazepan 3 mg à noite. A melhor opção de tratamento para essa paciente é:
Oscar tem 50 anos, sabe ser hipertenso e ter “colesterol alto” há 10 anos. É tabagista e tem historia familiar de coronariopatia. Faz uso regular de estatina. No aconselhamento terapêutico de Oscar você deve orientá-lo à parar de fumar e: