Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

A ocorrência de quadro de choque hemorrágico durante o ciclo grávido puerperal é uma realidade. Conhecidas as mais importantes alterações fisiopatológicas presentes nos choques em geral, é de extrema utilidade conhecer os principais responsáveis (mediadores humorais) e as respectivas ações danosas suscitadas por sua liberação excessiva. Dado esse contexto, assinale a afirmação INCORRETA.

A
Angiotensina: vasoconstrição.
B
Cininas: aumento da permeabilidade capilar.
C
Serotonina: vasoplegia.
D
Tromboxane: vasoconstrição.
E
Prostaciclina: vasodilatação e agregação das células sanguíneas.
Paciente de 23 anos, do sexo feminino apresenta quadro de dor na região sacrococcígea, de inicio súbito, com abaulamento local e drenagem de secreção purulenta por orifícios presentes na linha interglútea. Após exame físico, o diagnóstico foi de cisto pilonidal infectado. Esta doença:
Durante o processo de reanimação neonatal,
Um médico recebe um recém-nascido do sexo masculino ,de 39 semanas de gestação, no atendimento em sala de parto. Ele se apresenta cianótico e em apneia; não há líquido meconial. Após a realização das manobras iniciais de reanimação (em 30 segundos), o RN não apresenta movimentos respiratórios e persiste cianótico. O próximo passo na reanimação desse recém-nascido é:
Qual a importância de se iniciar a nutrição via enteral em pacientes graves pós-trauma ou em pós-operatório?
Compartilhar