A ocorrência de quadro de choque hemorrágico durante o ciclo grávido puerperal é uma realidade. Conhecidas as mais importantes alterações fisiopatológicas presentes nos choques em geral, é de extrema utilidade conhecer os principais responsáveis (mediadores humorais) e as respectivas ações danosas suscitadas por sua liberação excessiva. Dado esse contexto, assinale a afirmação INCORRETA.
A
Angiotensina: vasoconstrição.
B
Cininas: aumento da permeabilidade capilar.
C
Serotonina: vasoplegia.
D
Tromboxane: vasoconstrição.
E
Prostaciclina: vasodilatação e agregação das células sanguíneas.
Outras questões
Numa criança do sexo masculino, nascida de parto vaginal cefálico, estável, com 20 horas de vida foi observada icterícia zona III. A mãe é do grupo sanguíneo A Rh positivo, Coombs Indireto negativo. RN grupo sanguíneo O Rh negativo, Coombs Direto negativo, anemia leve com policromasia, esferócitos +++, reticulócitos 4%, leucócitos 7400 mm³ com contagem diferencial normal. Bilirrubinemia total = 16,7 mg/dl, direta = 0,3 mg/dl, indireta = 16,4 mg/dl. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Em relação ao diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio, é correto afirmar:
No diagnóstico de uma paciente jovem, que se apresenta no serviço de emergência com dor abdominal, assinale a alternativa que indica a situação na qual o hemograma não pode contribuir.
Sobre trauma no sistema genitourinário, assinale a alternativa correta: