Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

A ocorrência de quadro de choque hemorrágico durante o ciclo grávido puerperal é uma realidade. Conhecidas as mais importantes alterações fisiopatológicas presentes nos choques em geral, é de extrema utilidade conhecer os principais responsáveis (mediadores humorais) e as respectivas ações danosas suscitadas por sua liberação excessiva. Dado esse contexto, assinale a afirmação INCORRETA.

A
Angiotensina: vasoconstrição.
B
Cininas: aumento da permeabilidade capilar.
C
Serotonina: vasoplegia.
D
Tromboxane: vasoconstrição.
E
Prostaciclina: vasodilatação e agregação das células sanguíneas.
Dedos em baqueta de tambor podem ser encontrados em pacientes com qual das doenças abaixo listadas?
Com relação ao planejamento familiar, é correto afirmar: I- em adolescentes, nas primeiras relações sexuais, o método contraceptivo preferencial é o anticoncepcional hormonal oral de microdosagem. II- o DIU não deve ser utilizado em mulheres com sangramento anormal não diagnosticado. III- uma abordagem que contemple as crenças religiosas, culturais e sociais dos casais é imprescindível, antes que se recomende a utilização de qualquer método contraceptivo.
Um homem de 20 anos, previamente saudável, apresenta-se para avaliação queixando-se de aumento indolor de volume na bolsa escrotal à direita. Ao exame físico, uma massa firme e indolor é encontrada na região. Em relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
Qual é o efeito colateral mais comum relacionado com prostatectomia aberta?
Compartilhar