Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde do Brasil e Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam AM exclusivo até os 6 meses de idade, com grandes implicações na saúde física e psíquica a criança e da mãe. Assinale a alternativa INCORRETA:

A
A concentração de gordura no leite materno (LM) aumenta no decorrer de uma mamada.
B
A concentração de lactose é maior no leite maduro que no colostro.
C
A lgA secretória é a principal imunoglobulina que atua contra os microorganismos que colonizam ou invadem as mucosas.
D
O leite materno é capaz de suprir sozinho, as necessidades nutricionais da criança nos primeiros 6 meses de vida.
E
A ocitocina é a responsável pela secreção do leite e a prolactina pela expulsão do leite durante a sucção.
Uma médica do trabalho atende um funcionário de indústria metalúrgica, com queixa de diminuição da acuidade auditiva iniciada há meses. A perda auditiva é bilateral e progressiva. O funcionário tem 48 anos, trabalha na indústria há 20 anos e é portador de diabetes tipo 2. Após exames especializados, a médica chega ao diagnóstico de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) relacionada ao trabalho. Qual esclarecimento deve ser dado ao funcionário?
Mulher de 55 anos aprensenta dor intensa no olho direito com diminuição da acuidade visual neste olho, acompanhada de náuseas e vômitos. Inspeção: hiperemia ocular, midríase paralítica e edema de córnea. Nessa situação a hipótese diagnóstica é:
Recém-nascido termo, parto vaginal e peso de nascimento de 3658g está em observação em alojamento conjunto no seu primeiro dia de vida. Paciente não apresenta achados patológicos ao exame clínico e está com boa aceitação do aleitamento materno exclusivo. Mãe apresenta carteira de pré-natal na qual está relatada sorologia positiva para toxoplasmose em coleta realizada no terceiro trimestre de gestação e negativa em coleta realizada no segundo trimestre. Sobre o caso é correto afirmar:
Paciente de 74 anos, asmático, dá entrada na emergência com dispneia. Refere ao médico que tem glaucoma e que vem tendo dificuldade de controlar a pressão intraocular nos últimos meses. Por esse motivo, a droga de uso inalatório, via nebulização, que deverá ser EVITADA é:
Compartilhar