A Organização Mundial de Saúde classifica a disfunção ovulatória em três grupos, O grupo II:
A
é o menor grupo, inclui pacientes com FSH elevado, que não respondem com sangramento ao teste da progesterona.
B
inclui pacientes com gonadotrofinas elevadas, menopausa precoce e com ovários resistentes.
C
é o maior grupo, inclui pacientes com níveis normais de estrogênios e FSH, que respondem com sangramento ao teste da progesterona.
D
inclui pacientes, em geral, amenorreicas, com hipoestrogenismo, que não sangram com a progesterona e têm níveis de FSH baixos.
Outras questões
Sobre as neoplasias malignas de tireoide, é INCORRETO afirmar:
Paciente com 35 anos, sexo masculino, profissão pedreiro, procedente de Curitiba deu entrada no Pronto Socorro, no mês de julho, com quadro de febre (38oC), dores musculares (abdome e panturrilha), icterícia, sangramento nasal, cefaleia que se iniciou há 3 dias. Além disso foi observado um rash cutâneo difuso, urina concentrada frequência respiratória de 28 movimentos respiratórios por minuto e frequência cardíaca de 100 bat/min. Frente a este caso, considerando a epidemiologia, qual o PRINCIPAL diagnóstico?
Durante consulta regular de acompanhamento em uma unidade básica de saúde a ilha de uma paciente de 78 anos, analfabeta, queixa-se de que sua mãe vem apresentando problemas de memória, com início há três meses. A ilha nega febre, alterações do ciclo sono-vigília, incontinência urinária ou viagens recentes. A paciente informa que é portadora de hipertensão arterial e diabetes melitus tipo 2 não insulino-dependente, fazendo uso de captopril e metformina em doses e intervalos adequados, conforme controles de níveis de pressão arterial e laboratoriais recentes. Nega história familial conhecida de distúrbios neurológicos ou demenciais. Nega tremor ou outros sintomas sugestivos de parkinsonismo, nega traumas ou quedas recentes. Dentre as condutas abaixo, qual deinitivamente NÃO deveria ser um dos passos diagnósticos frente à queixa de memória da paciente ?
Assinale os achados compatíveis com CRITÉRIOS CLASSIFICATÓRIOS para lúpus do Colégio Americano de Reumatologia: