Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

A paralisia cerebral é definida como um distúrbio motor não progressivo de início na primeira infância, envolvendo um ou mais membros, resultando em espasticidade ou paralisias musculares. Qual dos seguintes fatores NÃO encontra associação direta com a patologia?

A
Parto a fórcipe;
B
Prematuridade;
C
Baixo peso ao nascimento;
D
Baixo peso placentário.
Pacientes submetidos à Gastroplastia à Fobi-Capella que apresenta no pós-operatório recente ou tardio, sintomas pós-prandial de sensação de mal-estar com fraqueza, náuseas, desconforto epigástrico, taquiesfigmia, taquicardia, eructações e fogachos, acompanhados ou não de vômitos e/ou alterações da função intestinal, apresentam como principal complicação:
Homem de 45 anos de idade, tabagista, foi submetido há 6 horas à gastrectomia subtotal devido à úlcera péptica crônica e perfurada. A operação transcorreu sem intercorrência. No primeiro dia de pós-operatório apresentou febre = 38°C, taquicardia e dispneia. Ao exame pulmonar, apresentava roncos bilaterais e diminuição de murmúrio vesicular na base esquerda. O quadro respiratório e os achados ao exame pulmonar são decorrentes de:
Um motociclista sofreu fratura exposta de fêmur. O membro está pálido e com cianose dos dedos. Não se palpa pulso distal. Assinale a conduta mais apropriada:
O megacólon congênito em crianças, também chamado de doença de Hirschsprung, pode ser diagnosticado através de vários exames complementares. Assinale aquele que NÃO faz parte dos exames desejados para o diagnóstico dessa doença.
Compartilhar