Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

A paralisia cerebral é definida como um distúrbio motor não progressivo de início na primeira infância, envolvendo um ou mais membros, resultando em espasticidade ou paralisias musculares. Qual dos seguintes fatores NÃO encontra associação direta com a patologia?

A
Parto a fórcipe;
B
Prematuridade;
C
Baixo peso ao nascimento;
D
Baixo peso placentário.
Homem de 55 anos com sobrepeso (IMC: 28,5 kg/m2) e quadro de resistência insulínica tratado com metformina, apresenta história de dor na parte posterior da coxa direita que se estende até a panturrilha, às vezes associada à sensação de entorpecimento da perna e hálux. À manobra de Laségue, apresenta dor com 30° de flexão. Assinale o diagnóstico mais provável baseado no conjunto de dados acima:
Recém-nascido, peso de 4.020 g, nascido de parto vaginal, com extração difícil na hora do parto, apresenta membro superior direito em adução e rotação interna do braço e pronação do antebraço. O reflexo de Moro é ausente deste lado e a preensão palmar é preservada. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Em relação à analgesia pós-operatória podemos afirmar, EXCETO:
Na fisiopatologia da artrite séptica, quais articulações apresentam metáfise intracapsular que permite a penetração da bactéria na articulação?
Compartilhar