Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

A paralisia facial periférica de Bell NÃO tem entre as suas manifestações:

A
predomínio do desvio de boca para o lado normal
B
desvio de boca para o lado afetado
C
quando o paciente é solicitado ocluir as pálpebras, o lado afetado não oclui a rima palpebral (lagoftalmia)
D
a sensibilidade facial é, frequentemente, preservada
E
a lesão básica é no nervo facial
Paciente de 36 anos, do sexo feminino, com diagnóstico de AIDS há 3 meses, quando iniciou tratamento com biovir e efavirens, apresentou dosagem de CD4 de 118 cel mm³. Refere, há 2 semanas, quadro de diarreia aquosa em grande volume acompanhada de distensão, flatulência e dor abdominal, emagrecimento de aproximadamente 3 kg. É correto afirmar:
Uma menina de 10 anos, com diagnóstico de obesidade moderada, sem outros fatores de risco para doença cardiovascular, apresentou glicemia = 90 mg/dl, colesterol total = 251 mg/dl, HDL - colesterol = 30 mg/dl, LDL - colesterol = 195 mg/dl, VLDL - colesterol = 26 mg/dl e triglicerídeos = 130 mg/dl. Os exames foram repetidos após duas semanas, com resultados semelhantes. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria para a abordagem terapêutica inicial para esta criança é, além de programa de atividade física, dieta com as seguintes características:
Paciente em sétimo dia de pós-operatório de tireoidectomia total, retorna à consulta ambulatorial referindo alteração de voz. A avaliação fonoaudiológica identificou dificuldade de emissão dos sons agudos. Esta complicação cirúrgica é decorrente de:
Homem, 28 anos de idade, referiu presença há seis meses, de dor lombar que melhora com o movimento e piora com o repouso. É frequente acordar à noite devido à dor lombar. Ao exame físico, apresenta sinal de Patrick positivo à direita. O diagnóstico sindrômico e o melhor exame a ser solicitado para evidenciar o diagnóstico são:
Compartilhar