Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A partir de 2002 a organização mundial da saúde vem recomendando uma solução que, comparada com a solução de reidratação oral tradicionalmente utilizada desde a década de 1980, apresenta:

A
maior concentração de glicose e potássio e manutenção da concentração de sódio
B
maior concentração de sódio que se igualou a concentração de glicose
C
menor concentração de sódio e glicose
D
menor concentração de sódio e potássio
E
menor concentração de glicose que se igualou a concentração de potássio
Um paciente 75 anos, masculino, hipertenso severo, controlado com medicação, insuficiência renal crônica não dialítica procura o pronto-socorro com dor abdominal, distensão abdominal, vômitos. É realizado rx do abdome agudo que evidencia quadro de obstrução intestinal. O paciente é levado à laparotomia exploradora, onde é encontrada neoplasia obstrutiva em cólon direito. Qual a conduta mais apropriada?
Qual o diagnóstico mais provável e qual o exame complementar mais indicado no seguinte caso: Adolescente do sexo feminino, com história de febre e dor articular há 1 semana. Usou sulfametoxazol-trimetropim por 5 dias para tratar uma faringite aguda há 1 mês. Ao exame físico apresenta-se em bom estado geral, temperatura axilar de 38,5ºC, frequência cardíaca de 124 bpm, frequência respiratória de 22 rpm. Exantema macular, não pruriginoso, com círculo eritematoso circundando a pele normal. Ausculta cardíaca com bulhas rítmicas, normofonéticas, ausência de sopros. Joelho e tornozelo esquerdos com aumento de temperatura, volume e dor à movimentação ativa e passiva.
Um homem de 37 anos vitima de agressão por uma arma branca no abdome deu entrada no PS. Ao exame apresentava-se inconsciente e com sinais de choque hipovolêmico. Com relação à profilaxia do tétano a conduta mais adequada neste caso é:
Um neonato sadio é observado no ambulatório por uma icterícia persistente que teve aos 07 dias de vida. Peso ao nascimento 3.200g. Capurro Sorriático de 40 semanas, parto sem complicações. Com 14 dias de vida ainda apresentava o mesmo peso do nascimento, apesar de ser amamentado ao seio materno e ao exame físico era ativo e vigoroso. A concentração de bilirrubina foi de 13,8mg/dL,com 2,0mg/dL de reação direta. A causa mais frequente de icterícia persistente neste caso é:
Compartilhar