Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A partir de 2002 a organização mundial da saúde vem recomendando uma solução que, comparada com a solução de reidratação oral tradicionalmente utilizada desde a década de 1980, apresenta:

A
maior concentração de glicose e potássio e manutenção da concentração de sódio
B
maior concentração de sódio que se igualou a concentração de glicose
C
menor concentração de sódio e glicose
D
menor concentração de sódio e potássio
E
menor concentração de glicose que se igualou a concentração de potássio
A respeito de doenças sexualmente transmissíveis e de corrimento vaginal, julgue o item que se segue. A vaginose bacteriana é uma das causas mais frequentes de corrimento vaginal com odor desagradável. O teste de Whift (odor lembrando cheiro de peixe após adição de KOH a 10%) e a presença de clue cells no exame microscópico são critérios diagnósticos importantes. O tratamento de escolha é o metronidazol oral e tópico.
Uma paciente de 42 anos procura o ambulatório de cirurgia geral com uma USG demonstrando um nódulo cervical em topografia de pólo superior tireoidiano com 2,4 cm e com uma tomografia computadorizada de abdômen com um nódulo de 1 cm em suprarrenal direita. Queixa-se de diarreia nos últimos 6 meses, com tratamento para verminose completo há uma semana. Suas dosagens hormonais tireoidianas são normais, mas a dosagem de calcitonina encontra-se aumentada. As catecolaminas séricas e urinárias também estão dentro da normalidade e seu cortisol plasmático encontra-se dentro da faixa esperada. A natremia é de 140 e a calemia de 3,7. Face a este diagnóstico, tratamento cirúrgico indicado é:
Paciente de 25 anos, com espondilite anquilosante, relata episódios de "olho vermelho". Queixa-se de dor ocular à esquerda, de intensidade moderada e severa, fotofobia local e leve diminuição da acuidade visual. À inspeção simples do olho esquerdo, é possível observar miose e hiperemia conjuntival predominantemente pericerática, sem secreção ocular. A investigação oftalmológica deve levar ao diagnóstico de:
São sinais fundoscópicos de hipertensão intracraniana, EXCETO:
Compartilhar