Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hepatologia

A peritonite denota uma inflamação peritoneal por vários motivos. A peritonite bacteriana primária ou espontânea pode ocorrer sob a forma de infecção bacteriana difusa sem uma fonte intra-abdominal óbvia de contaminação. São os agentes mais comuns em crianças e adultos, respectivamente:

A
Pneumococcus + Streptococcus hemolítico e E. coli + Klebsiella.
B
Stafilococcus aureus + Pseudomonas e Proteus + Clostridium.
C
E. coli + Pseudomonas e Streptococcus hemolítico + Stafilococcus.
D
Moraxella + Pneumococccus e Klebsiella + Streptococcus hemolítico.
E
E. coli + Klebsiella e Pneumococcus + Clostridium.
Homem, 65 anos, no 3º pós-operatório de correção de aneurisma de aorta abdominal, internado em leito intensivo com via aérea definitiva, apresenta hipóxia com aumento da pressão da via aérea, hipotensão, oligúria progressiva, abdome tenso e distendido. Realizado USG de abdome, que não evidenciou presença de líquido livre na cavidade abdominal. Mensurada pressão intra-abdominal = 13 mmHg. Assinale a alternativa correta.
Qual é a melhor técnica de compressões torácicas em um lactente de 3,5 kg?
Em relação à obstrução arterial, considere as seguintes afirmativas: 1. Na embolia arterial aguda, a maior fonte de êmbolos é o coração. 2. Na embolia arterial aguda, geralmente o paciente relata claudicação intermitente prévia. 3. Oclusões trombóticas isoladas da artéria femoral geralmente não levam a quadros importantes de claudicação. 4. Em relação à claudicação intermitente, a distância da claudicação não se altera quando se mantém o mesmo ritmo da marcha tanto no aclive quanto no declive. 5. A anamnese e o exame clínico concluem com razoável precisão se o paciente sofreu embolia ou trombose aguda. Assinale a alternativa correta:
O reflexo de Moro está presente até qual idade da criança?
Compartilhar