Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A pesquisa do Corpúsculo de Negri está relacionado a:

A
Botulismo.
B
Gripe aviária.
C
Síflis.
D
Peste.
E
Raiva.
Em pacientes submetidos à esplenectomia é importante realizar vacinação para alguns germes encapsulados. Qual o micro-organismo encontrado mais frequentemente na infecção grave pós-esplenectomia?
Homem de 54 anos, portador de doença arterial coronária crônica, apresenta, após intensa emoção, dor torácica precordial e perda da consciência. Os pulsos periféricos não são perceptíveis e a pressão arterial não foi percebida. O mecanismo provável da parada é:
Atualmente, o método de Ponseti é o tratamento padrão do pé torto congênito. Assinale a alternativa correta quanto à sua aplicação.
Menino de 5 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com frequência respiratória de 62 irpm, frequência cardíaca de 128 bpm, agitado, com cianose de extremidades, tiragem intercostal e supraesternal, sibilos audíveis sem estetoscópio e saturação de oxigênio de 82% na oximetria de pulso (em ar ambiente). Nos últimos 12 meses teve uma internação por asma, com necessidade de ventilação invasiva, e três visitas a serviços de emergência por crises de asma recorrentes. Faz uso de corticoide em aerossol diário. Mora em área de invasão, não frequenta escola e a renda familiar mensal é de meio salário mínimo. Considerando os dados apresentados, quantos são os fatores de risco para que esse paciente seja considerado um caso de asma grave, com risco de morte?
Compartilhar