Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A polipose juvenil difere da polipose adenomatosa familiar em que na primeira:

A
Suas manifestações extraintestinais são predominantemente neurológicas.
B
Não ocorre em adultos.
C
O reto geralmente está preservado.
D
O gene responsável pela doença ainda não foi identificado.
E
A doença tem um padrão autossômico dominante.
Assinale a alternativa que contém fator(es) de risco para tromboembolismo venoso.
Mulher de 32 anos procura posto de saúde com queixas de poliartralgias. Tem pesquisa de fator antinuclear positivo em títulos altos, anemia e linfopenia. O médico prescreve hidroxicloroquina, cujo uso requer avaliação periódica por:
Um dos objetivos primordiais na avaliação de pacientes com vertigem é determinar se a mesma é de origem central ou periférica. Qual das alternativas abaixo contém UM DADO SUGESTIVO de vertigem periférica?
Lactente de 45 dias é atendido no pronto-socorro com quadro de bronquiolite viral aguda. Mãe relata prematuridade de 35 semanas, AIG, não necessitando de cuidados ventilatórios. Exame físico: regular estado geral, dispneica, FR: 72 irpm, sem tiragem ou batimento de aletas nasais, MV presente e diminuído universalmente, com sibilos esparsos. Exames complementares: saturação de O? de 95% em repouso; RX de tórax: pulmões hiperinsuflados com reforço da trama broncovascular. O pediatra assistente decide pela internação hospitalar. As alterações clínicas ou laboratoriais que determinaram essa decisão foram:
Compartilhar