Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

A polirradiculoneuropatia inflamatória desmielinizante aguda apresenta-se geralmente de forma simétrica. O seu diagnóstico pode ser corroborado com os seguintes achados nos exames complementares:

A
marcada pleocitose no liquor e presença de bandas oligoclonais
B
liquor com aumento de proteínas e celularidade normal
C
eletroneuromiografia evidenciando fasciculações e ondas positivas
D
ressonância magnética de coluna cervical com desmielinização
E
cultura do liquor positiva para Campylobacter jejuni
Lesão óssea com dor noturna e aliviada com aspirina corresponde usualmente a:
Em relação à agitação e agressividade em idosos com demência, são apresentadas as seguintes assertivas: I. Os benzodiazepínicos podem produzir prejuízo cognitivo, sedação e piora paradoxal do comportamento. II. Buspirona e alguns antagonistas dos receptores ?-adrenérgicos não reduzem agitação, agressão e impulsividade. III. Eletroconvulsoterapia fornece resposta rápida para idosos dementes gravemente doentes, com risco de subnutrição. Qual a alternativa correta?
Aline, de 1 mês de idade, é levada para a primeira consulta ao pediatra. A mãe relata gestação sem intercorrências e parto normal, a termo. A criança recebeu alta após 48 horas de vida, com icterícia leve em face. A criança está em aleitamento materno exclusivo, está com o cartão vacinal atualizado e a mãe está tranquila. Ao exame físico é notado sopro holossistólico, na borda esternal esquerda inferior, com frêmito. O pediatra comunica o fato à mãe, que discorda e informa que na maternidade não foi encontrada nenhuma alteração na criança. O pediatra informa corretamente que, EXCETO:
A forma precoce da síndrome de Dumping geralmente ocorre _____ após a ingestão de uma refeição e é acompanhada por sintomas gastrointestinais e _____. Ele é mais comum após gastrectomia _____ com a reconstrução _____. Identifique a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, as lacunas acima:
Compartilhar