Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

<P>Paciente masculino de 28 anos se apresenta ao ambulatório de clínica médica com diarreia há 3 meses e emagrecimento de 8 kg. Ao exame apresenta lesões de mucosa oral compatíveis com candidíase, 3 placas violáceas com diâmetro de 2 a 4 cm em membro superior esquerdo e 5 outras lesões com mesmo aspecto em tronco, com suspeita de sarcoma de Kaposi. A respeito do diagnóstico do caso acima, considere as seguintes afirmativas: 1. Cerca de 50% dos indivíduos com infecção primária pelo HIV apresentam exantema retroviral agudo. 2. A viremia na fase do exantema retroviral agudo pode demonstrar milhões de cópias do HIV/ml, índice que permanece elevado por longos períodos (6–12 meses), não se correlacionando com a evolução do exantema. 3. Além da forma clássica e epidêmica em africanos, duas formas oportunistas de sarcoma de Kaposi são descritas historicamente: em pacientes transplantados e HIV positivos. 4. O desenvolvimento do sarcoma de Kaposi no paciente HIV positivo está associado não somente com a infecção retroviral, mas também ao herpes-vírus do tipo 8 (HHV-8). Assinale a alternativa correta.

A
Somente a afirmativa 1 é verdadeira
B
Somente a afirmativa 2 é verdadeira
C
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras
D
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras
Na pesquisa do câncer de endométrio:
Paciente de 26 anos, sem patologias prévias, admitido na emergência por politraumatismo após acidente automobilístico é estabilizado e transferido para a Unidade de Terapia Intensiva. Tomografia contrastada realizada nas primeiras 6 horas de internamento mostrou fratura de base de crânio e discreto hematoma subdural. No terceiro dia, observa-se a seguinte curva de creatinina: dia 1 = 0,7/dia 2 = 3,3/dia 3 = 8,1. Com base nesses dados, qual a principal hipótese para a insuficiência renal aguda deste paciente?
No tratamento inicial da hiperpotassemia, após a realização da glícoinsulinoterapia, deve-se administrar a seguinte solução:
Primigesta com evolução normal do trabalho de parto, durante o período expulsivo tem uma parada na progressão, com apresentação cefálica em occípito direita transversa e assinclitismo anterior, plano +2 De Lee e batimentos cardíacos fetais de 128 bpm. A melhor conduta é:
Compartilhar