Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Hepatologia

A portaria 1.160/2006 do Ministério da Saúde definiu o sistema MELD (Model for End-stage Liver Desease) como critério para seleção de receptores de fígado de cadáver. Esta recente mudança trouxe maior agilidade no transplante de fígado nos pacientes mais graves. Sobre o transplante hepático e o Sistema MELD, assinale a alternativa incorreta.

A
A rejeição aguda ao enxerto é extremamente grave, porém rara.
B
O MELD varia em uma escala crescente de gravidade entre seis e quarenta e prevê a urgência de um transplante nos 3 meses subsequentes à avaliação.
C
Para o cálculo do MELD são considerados os valores da bilirrubina sérica, creatinina e tempo de protrombina pela razão normatizada internacional.
D
O momento ideal do transplante é quando o paciente tem sobrevida inferior a 50% em um a dois anos e doença multissistêmica instalada.
E
Este modelo foi originalmente desenvolvido para determinar o prognóstico de pacientes com cirrose hepática submetidos à anastomose portossistêmica intra-hepática transjugular (TIPS).
José procurou o Centro de Saúde da Família com dor, de forte intensidade no primeiro dedo do pé esquerdo, após trauma contuso há 30 minutos. No exame físico foi evidenciado hematoma subungueal. Qual é a conduta mais adequada?
João Vitor, 1 ano, sofreu queimadura de espessura parcial em 1% de sua perna direita. O menino se queimou no fogareiro em que a família cozinha. Dr. Pablo estava realizando visita domiciliar por perto e foi chamado imediatamente. São condutas a serem tomadas por Pablo, exceto:
Assinale a alternativa correta.
Criança de 7 dias de vida, nascida em domicílio com auxílio de parteira, é trazida ao hospital com tumefação em região inguinal direita. O exame clínico mostra uma hérnia inguinal direita facilmente redutível, sem sinais flogísticos e sem criptoquirdia concomitante. Pode-se afirmar:
Compartilhar