Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Hepatologia

A portaria 1.160/2006 do Ministério da Saúde definiu o sistema MELD (Model for End-stage Liver Desease) como critério para seleção de receptores de fígado de cadáver. Esta recente mudança trouxe maior agilidade no transplante de fígado nos pacientes mais graves. Sobre o transplante hepático e o Sistema MELD, assinale a alternativa incorreta.

A
A rejeição aguda ao enxerto é extremamente grave, porém rara.
B
O MELD varia em uma escala crescente de gravidade entre seis e quarenta e prevê a urgência de um transplante nos 3 meses subsequentes à avaliação.
C
Para o cálculo do MELD são considerados os valores da bilirrubina sérica, creatinina e tempo de protrombina pela razão normatizada internacional.
D
O momento ideal do transplante é quando o paciente tem sobrevida inferior a 50% em um a dois anos e doença multissistêmica instalada.
E
Este modelo foi originalmente desenvolvido para determinar o prognóstico de pacientes com cirrose hepática submetidos à anastomose portossistêmica intra-hepática transjugular (TIPS).
Um récem-nascido que sofreu asfixia perinatal apresenta hematúria macroscópica, aumento do rim esquerdo, anemia microangiopática e trombocitopenia. Qual o provável diagnóstico?
Adulto jovem, masculino, apresentando tumor cístico cervical mediano abaixo do osso hioide. Ao exame físico manobra de Sistrunk positiva. Qual o principal diagnóstico etiológico?
Paciente submetido à gastrectomia total com linfadenectomia a D2 para o tratamento de adenocarcinoma do tipo difuso de Lauren, localizado no corpo gástrico. Apresentou no primeiro dia de pós-operatório, febre de 38ºC. Ao exame, FR: 22 irpm, FC: 100 bpm, PA: 130 x 70 mmHg, MV diminuído difusamente. Queixava-se de dor no andar superior do abdome que piorava à palpação. Em relação a este caso, qual das condutas abaixo é a mais adequada?
Menino,10 anos, apresenta irritabilidade, queda do desempenho escolar, pouca reação para estímulos positivos ou negativos, desinteresse em atividades anteriormente prazerosas, lentidão de movimentos, forte inapetência e perda de peso. Exame clínico e exames subsidiários estão dentro da normalidade. Considerando o diagnóstico psiquiátrico mais provável, qual é a conduta terapêutica medicamentosa indicada?
Compartilhar