Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A pré-eclâmpsia ainda é responsável por altos índices de mortalidade materna e perinatal. Dentre as afirmativas abaixo sobre o tema, assinale aquela que considere correta.

A
O excesso de ganho de peso materno na gestação é o seu principal fator de risco.
B
As gestantes previamente hipertensas são menos sujeitas a pré-eclâmpsia.
C
A pressão diastólica acima de 110 mmHg caracteriza a crise hipertensiva, sendo o nitroprussiato de sódio 0,25 mg/kg/min a droga de escolha nessa eventualidade.
D
A síndrome HELLP é caracterizada laboratorialmente por proteinúria > 2 g, bilirrubina total > 2 mg%, plaquetas < 150.000 e esfregaço periférico com raros esquizócitos.
E
O tratamento da eclâmpsia deve ser realizado com hidralazina, Sulfato de Magnésio 2 g/hora EV com controle rígido da diurese antes da interrupção da gestação.
A Epistaxe é considerada a emergência mais comum em otorrinolaringologia, ocorrendo pelo menos uma vez em até 60% da população. A maioria desses episódios é de intensidade leve e autolimitada. Sobre a Epistaxe, assinale a afirmativa correta.
Aftas são lesões ulceradas da cavidade oral, únicas ou múltiplas, em geral recorrentes. Surgem como ulcerações dolorosas e pequenas recobertas por pseudomembranas fibrinosas circundadas por halo eritematoso. Considerando o exposto assinale a alternativa correta.
Tracoma é uma inflamação da conjuntiva e da córnea que pode levar à cegueira. A doença é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, de estrutura muito simples, semelhante a um vírus, e a transmissão se dá por contato com objetos contaminados. A profilaxia inclui uma boa higiene pessoal e o tratamento é feito com sulfas e antibióticos. Sobre a descrição do "Tracoma", analise as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a alternativa correta. ( ) Caracteriza-se pela presença de folículos linfoides e inflamação difusa das conjutivas (hipertrofia papilar). ( ) A hipertrofia papilar afeta particularmente a conjuntiva que cobre a pálpebra inferior. ( ) A inflamação produz vascularização superficial da córnea (pannus) e cicatrizes nas conjuntivas. ( ) As cicatrizes se intensificam com a gravidade e duração do processo inflamatório
Levando em consideração a afirmação que características faciais típicas estão presentes em grande número de pacientes com rinite alérgica. Sobre as características faciais, pode afirmar-se que: I - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica as olheiras. II - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a dupla linha de Dennie-Morgan. III - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a pele xerótica. IV - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a prega nasal horizontal. V - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica as fissuras em narinas. Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:
Compartilhar