Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A pré-eclâmpsia ainda é responsável por altos índices de mortalidade materna e perinatal. Dentre as afirmativas abaixo sobre o tema, assinale aquela que considere correta.

A
O excesso de ganho de peso materno na gestação é o seu principal fator de risco.
B
As gestantes previamente hipertensas são menos sujeitas a pré-eclâmpsia.
C
A pressão diastólica acima de 110 mmHg caracteriza a crise hipertensiva, sendo o nitroprussiato de sódio 0,25 mg/kg/min a droga de escolha nessa eventualidade.
D
A síndrome HELLP é caracterizada laboratorialmente por proteinúria > 2 g, bilirrubina total > 2 mg%, plaquetas < 150.000 e esfregaço periférico com raros esquizócitos.
E
O tratamento da eclâmpsia deve ser realizado com hidralazina, Sulfato de Magnésio 2 g/hora EV com controle rígido da diurese antes da interrupção da gestação.
Qual a sequência CORRETA a ser instituída na reanimação em sala de parto de um RN que nasce com mecônio espesso e na primeira avaliação está com FC 120 bpm, com tônus em flexão, respiração rítmica e regular, cianose generalizada?
O lactente amamentado exclusivamente ao seio NÃO deve receber suplementação com ferro, principalmente, por:
Das alternativas abaixo, qual NÃO seria um fator de mau prognóstico na criança vítima de traumatismo craniano?
O mecanismo de ação da anticoncepção oral de emergência não está completamente esclarecido. São mecanismos confirmados por estudos, EXCETO:
Compartilhar