A pré-eclâmpsia ainda é responsável por altos índices de mortalidade materna e perinatal. Dentre as afirmativas abaixo sobre o tema, assinale aquela que considere correta.
A
O excesso de ganho de peso materno na gestação é o seu principal fator de risco.
B
As gestantes previamente hipertensas são menos sujeitas a pré-eclâmpsia.
C
A pressão diastólica acima de 110 mmHg caracteriza a crise hipertensiva, sendo o nitroprussiato de sódio 0,25 mg/kg/min a droga de escolha nessa eventualidade.
D
A síndrome HELLP é caracterizada laboratorialmente por proteinúria > 2 g, bilirrubina total > 2 mg%, plaquetas < 150.000 e esfregaço periférico com raros esquizócitos.
E
O tratamento da eclâmpsia deve ser realizado com hidralazina, Sulfato de Magnésio 2 g/hora EV com controle rígido da diurese antes da interrupção da gestação.
Outras questões
Sobre as doenças da medula adrenal todas são verdadeiras, EXCETO:
Uma criança de 15 meses é levada à clínica por causa de falta de ar, intolerância aos exercícios, cianose e com choro. Além disso, a história revela que ela frequentemente se agacha durante estes episódios. No exame, um sopro sistólico áspero é verificado, mais audível ao longo da borda esternal esquerda. A radiografia de tórax revela um coração em bota, com um arco aórtico à direita. O problema cardíaco congênito mais provável é:
Com respeito à síndrome metabólica, pode-se afirmar que:
Em lactente de 8 semanas suspeita-se de estenose hipertrófica do piloro. Um achado considerado patognomônico desta anormalidade e que indica o tratamento cirúrgico é :