Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A presença de placa fibrosa na albugínea do corpo cavernoso denomina-se:

A
Priapismo simples
B
Priapismo albus
C
Doença de Peyronie
D
Doença de Queyrat
E
Condiloma acuminatum penis
As questões 33 e 34 referem-se ao caso clínico a seguir: Mulher, 26 anos, secundigesta, com teste para gravidez (?hCG - 500mUI/ml) positivo. Pela data da última menstruação, a idade gestacional é de 5 semanas e 3 dias. O exame obstétrico revela útero de volume levemente aumentado, com colo amolecido, principalmente na região do istmo, além de ocupação dos fundos de saco vaginais. Não há sangramento nem leucorreia. No dia seguinte à consulta realiza ultrasonografia (US) que revela um saco gestacional de aspecto regular, compatível com 5 semanas e 6 dias de gestação, sem evidências de eco embrionário em seu interior, colo fechado e ovários normais. A orientação adequada é:
Uma paciente de 40 anos, do sexo feminino, procura o hospital por apresentar febre e disúria. Ao exame apresenta PA = 90/50 mmHg, FC = 110 bpm, FR = 26 mrm, TA = 38.5°C. O exame de sangue mostra um hemograma com 15.000 leucócitos. O médico emergencista prescreve 3000 ml de solução salina (SF 0.9%), solicita culturas e após 1 hora constata que não houve alteração significante do quadro e a PA é de 85/50 mmHg. Qual deve ser o diagnóstico e qual a conduta mais adequada?
Na cirurgia do trauma hepático, a realização de uma “mesh wrapping” significa:
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequentes. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Compartilhar