Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A presença de pneumoperitôneo em casos de úlcera duodenal perfurada em adultos está em torno de:

A
1 a 3%.
B
5 a 10%.
C
15 a 20%.
D
80 a 85%.
E
98 a 100%.
Recentemente, estudiosos publicaram alguns marcadores como sinais maiores e menores para classificar um lactente com sibilância recorrente como asmático. Qual contém sinais maiores?
Um rapaz de 25 anos sofre ferimentos por projéteis de arma de fogo em abdome. A laparotomia exploradora revela lesão estrelada extensa de lobo anatômico direito do fígado, além de lacerações de cólon ascendente, junto à válvula ileocecal e ao ângulo hepático do cólon. A pressão arterial é 70 × 30 mmHg, sob ação de drogas vasoativas. Ocorre sangramento contínuo, violáceo, sem formação de coágulos, difusamente, de todos os ferimentos. A temperatura esofágica é 34 graus Celsius e o pH sanguíneo é 7,20. Medidas que devem ser tomadas imediatamente, para aumentar a probabilidade de sobrevida:
Cerca de metade dos idosos com demência em grau moderado não são diagnosticados pelos médicos de comunidade. Com base nos conhecimentos sobre demências, assinale a alternativa correta.
A tetralogia de Fallot é uma cardiopatia congênita cianótica frequente, porém pode apresentar-se sem cianose central. Nessa condição, qual é a ausculta mais provável?
Compartilhar