Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A principal ação dos anovulatórios orais é impedir a ovulação através do mecanismo de:

A
inibição do pico de gonadotrofinas no meio do ciclo.
B
aumento da esteroidogênese do estroma ovariano.
C
manutenção dos níveis hormonais exceto dos níveis de prolactina.
D
bloqueio da produção de hormônio luteinizante na lê fase menstrual.
E
aumento de gonadotropinas hipofisárias com conseqüente bloqueio de hormônio folículo-estimulante.
Um senhor bronquítico crônico apresentou uma infecção pulmonar e piora das funções respiratórias. Necessitou ser encaminhado à unidade de tratamento intensivo, pois apresentava taquipnéia, cianose e muita secreção. Na unidade foi intubado e colocado sob prótese ventilatória. Após 30 minutos de ventilação mecânica foi colhida uma gasometria que mostrou os seguintes dados: pH: 7,20 - pCO2: 52mmHg - pO2: 76mmHg - HCO3-: 23 Quais medidas seriam mais corretas?
Paciente masculino, 52 anos, obeso mórbido, queixa-se de dor abdominal recorrente há 2 meses de média intensidade, em hipocôndrio direito, que piora com a ingesta de alimentos gordurosos. Nega icterícia, colúria ou acolia. Traz ecografia abdominal demonstrando presença de cálculo em vesícula biliar, único, de aproximadamente 3cm de diâmetro e lesão polipóide da parede da vesícula biliar, móvel, de 1cm de diâmetro. Assinale abaixo a alternativa incorreta:
A afirmativa correta em relação à doença diverticular dos cólons é:
Ao realizar a primeira manobra de Leopold-Zweifel, foi observado um polo fetal volumoso, de superfície irregular, resistente, mas redutível. A segunda manobra revelou as pequenas partes fetais orientadas para o lado direito materno. Na terceira manobra foi apreendido um polo menor que o anterior, liso e consistente. Com estes achados, conclui-se que a situação, apresentação e posição fetais são respectivamente:
Compartilhar