Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

A principal causa de hemorragia subaracnoidea espontânea é:

A
Hipertensão arterial
B
Malformações arteriovenosas.
C
Aneurisma.
D
Sem causa determinada (encontrada)
E
Doenças hematológicas, coagulopatias ou angiopatias.
Paciente feminino, quatro anos de idade, cursando com respiração oral de suplência noturna há 8 meses, roncos, apneia do sono, bruxismo, sono agitado e enurese noturna, apresentando ainda problemas de aprendizagem escolar, déficit de atenção, sonolência diurna e prurido nasal com espirros. Ao exame físico, observou-se deformidade facial com protusão da arcada dentária superior, palato ogival, amígdalas palatinas grau 1, cornetos nasais inferiores hipocorados e aumentados de tamanho, linha de Denie Morgan e sulco transversal nasal. Com base neste caso, é incorreto afirmar:
Paciente comparece à consulta com queixa de perda visual de início há dois dias, gradual, que no momento alcançou perda total da visão em olho direito. Relata que há algumas horas iniciou dor intensa. Refere ser diabético em uso irregular de medicação, hipertenso em acompanhamento. Nega traumas. Ao exame, observa-se hiperemia difusa, reflexo direto diminuido, tensão ocular elevada e à lâmpada de fenda evidencia ausência de ângulo estreito. Com base no quadro anterior, é correto afirmar que a hipótese diagnóstica mais provável para o quadro é:
O principal meio diagnóstico para a síndrome da oclusão arterial aguda de membros inferiores é:
Em adultos jovens, o nódulo cervical anterior encontrado frequentemente na linha média entre o mento e a cartilagem tireoide é o:
Compartilhar