Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

A principal razão para que NÃO se realize a punção guiada por TC de massa suprarrenal em um paciente com suspeita de feocromocitoma é:

A
crise hipertensiva fatal.
B
imprecisão da citologia.
C
hematoma retroperitoneal.
D
prejuízo da abordagem cirúrgica.
Criança nasceu com idade gestacional de 37 semanas, por cesárea eletiva, em boas condições (Apgar de 7 e 9 no 1º e 5º minutos de vida). Logo após o nascimento apresentou desconforto respiratório caracterizado por taquipneia, retrações intercostais e gemido audível sem estetoscópio, requerendo oxigênio suplementar já na sala de parto. Encaminhada a UTI neonatal, mantinha quadro respiratório sendo colocada em capacete de oxigênio. Realizada radiografia de tórax com 3 horas de vida, que mostrou hiper-insuflação, derrame intercisural e aumento da trama Peri-hilar. O diagnóstico mais provável:
Na conjuntivite, é INCORRETO afirmar que :
João, 18 anos, residente em Fortaleza, comparece à unidade de saúde após “picada” de escorpião há cerca de 4 horas. Apresenta dor local. Considerando que ele tem microalbuminúria, não teve evento isquêmico coronariano e não tem insuficiência cardíaca ou renal, qual a classe de anti-hipertensivo de escolha?
Em relação ao tema Anemia Hemolítica AutoImune, assinale a alternativa correta.
Compartilhar