Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A punção de macrocisto, recidivado em paciente de 42 anos de idade, aspirou 18 ml de líquido hemorrágico. A conduta adequada para o caso apresentado é:

A
reavaliar pela mamografia e/ou ultrassonografia semestrais.
B
medicar com tamoxífeno 10 mg/dia.
C
ressecar a lesão para estudo histopatológico.
D
controlar anualmente, se a citologia for negativa.
E
repetir a punção com três meses.
Criança de 12 anos, internada com quadro de edema, eritema e dor na região periorbitária do olho esquerdo, refere que, nos últimos dias, de modo estranho, não consegue movimentar o olho esquerdo, preferindo mantê-lo fechado, evitando com isso ver duas imagens. Quando examinado, o paciente encontra-se com as pupilas centradas, e a diplopia piora ao olhar para a direita ou para a esquerda; demonstra também deficiência na abdução do olho esquerdo. Diante do descrito, qual o diagnóstico clínico, a causa da complicação observada e a antibioticoterapia indicada?
Paciente mergulhou em águas rasas há 2 horas. Chega à emergência consciente e orientado. Radiograma cervical em perfil mostra luxação total de C6 sobre C7. Assinale a alternativa que corresponde ao seu exame físico:
A base do tratamento medicamentoso para as formas graves dos distúrbios de ansiedade, como transtorno do pânico, é:
Homem de 65 anos, portador de Insuficiência Renal Crônica em tratamento dialítico, é submetido à cirurgia eletiva para reparo de aneurisma de aorta abdominal. De acordo com o risco cirúrgico, a classificação ASA para esse paciente é:
Compartilhar