Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

A Púrpura Trombocitopênica (PTI) caracteriza-se por:

A
desenvolvimento de anticorpos antiplaquetários, com preservação do quadro medular normal, com aumento ou normalidade do setor megacariocítico.
B
A relação de incidência mulher-homem é de 1:8.
C
Na maioria dos casos de PTI crônica, o anticorpo é IgM.
D
Hemartroses no exame físico.
E
Tendência maior à cronificação quando incide na infância do que na idade adulta.
Assinale a alternativa que apresenta drogas antiepiléticas de uso contínuo que podem ser efetivas no tratamento profilático para a prevenção de recidivas de convulsão febril.
Com relação ao hemangioma da infância, é correto afirmar:
Em relação às intoxicações exógenas e seus antídotos, correlacione os antídotos (coluna da esquerda) com a intoxicação exógena correspondente (coluna da direita). 1. Flumazenil. 2. N-acetilcisteína. 3. Octreotide. 4. Cálcio. 5. EDTA. ( ) Chumbo. ( ) Paracetamol. ( ) Sulfunilureia. ( ) Hipermagnesemia. ( ) Venlafaxina. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Recém-nascido a termo, pequeno para idade gestacional, baixo peso, nasceu de parto cesárea, com apgar 5 e 8, peso de 1600 g, HTº 65%, PCR negativo. Evoluiu com desconforto respiratório leve, porém persistente, com crises de cianose, hipoglicemia persistente e icterícia precoce, além de irregularidade na absorção das dietas. A hipótese diagnóstica para esse recém-nascido é:
Compartilhar