Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

A Púrpura Trombocitopênica (PTI) caracteriza-se por:

A
desenvolvimento de anticorpos antiplaquetários, com preservação do quadro medular normal, com aumento ou normalidade do setor megacariocítico.
B
A relação de incidência mulher-homem é de 1:8.
C
Na maioria dos casos de PTI crônica, o anticorpo é IgM.
D
Hemartroses no exame físico.
E
Tendência maior à cronificação quando incide na infância do que na idade adulta.
Com relação ao abdome Agudo por oclusão vascular intestinal, assinale a alternativa correta:
Um homem, 16 anos, sofre acidente automobilístico com trauma contuso torácico e abdominal. No local do acidente a PA sistólica é de 80 e a frequência cardíaca (FC) de 120. Evolui com queda da PA sistólica para 60 e aumenta FC para 140. Apresenta distensão de veias cervicais e murmúrio vesicular bilateral. O melhor manejo para a condição acima é:
Considere as afirmações seguintes sobre o uso do fórcipe. I - O fórcipe é baixo quando a apresentação cefálica está visível no introito vaginal, a variedade de posição é OP e o vértice está no plano 0 ou +1 de De Lee. II - São condições de aplicabilidade do fórcipe: esvaziamento prévio da bexiga, dilatação completa, bolsa rota e diagnóstico correto da variedade de posição. III - O fórcipe de Piper é o indicado para as variedades de posição transversas. Qual a alternativa correta?
A amenorreia primária resultante de hipogonadismo hipogonadotrófico ocorre: I - quando o hipotálamo falha em secretar adequadamente o hormônio de gonadotrofinas (GnRH); II - quando a alteração da hipófise resulta em produção ou liberação inadequadas de gonadotrofinas hipofisárias; III - quando a produção ovariana de estradiol não é suficiente para fazer o feedback negativo com FSH. Qual a alternativa correta?
Compartilhar