Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

A Púrpura Trombocitopênica (PTI) caracteriza-se por:

A
desenvolvimento de anticorpos antiplaquetários, com preservação do quadro medular normal, com aumento ou normalidade do setor megacariocítico.
B
A relação de incidência mulher-homem é de 1:8.
C
Na maioria dos casos de PTI crônica, o anticorpo é IgM.
D
Hemartroses no exame físico.
E
Tendência maior à cronificação quando incide na infância do que na idade adulta.
Com o maior controle locorregional do carcinoma epidermoide das vias aero-digestivas superiores, o surgimento de múltiplos tumores primários apresenta impacto na sobrevida dos doentes. Com relação a esse tópico, é INCORRETO afirmar:
Sr. João de 58 anos faz dosagem de antígeno prostático específico (PSA) e tem elevação progressiva na dosagem do antígeno. Procura o urologista que faz uma biópsia que foi positiva para câncer. Com relação ao câncer de próstata nesta situação podemos afirmar EXCETO:
Ricardo de 25 anos sofreu ferimento por arma branca na zona II da região cervical. Ao exame apresentava disfonia, enfisema subcutâneo e sangramento importante. Qual a conduta preconizada?
Ana Maria de 25 anos procura cirurgião com o resultado do anatomopatológico (AP) de uma lesão pigmentada da mão direita, retirada por biópsia excisional em outro serviço. O AP evidencia lesão pigmentada de 2,0 x 1,0 cm com melanoma maligno invadindo a derme papilar com Breslow de 0,75 cm e Clarck IV com margens de 1 cm livre. Qual deve ser a conduta?
Compartilhar