Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

A Púrpura Trombocitopênica (PTI) caracteriza-se por:

A
desenvolvimento de anticorpos antiplaquetários, com preservação do quadro medular normal, com aumento ou normalidade do setor megacariocítico.
B
A relação de incidência mulher-homem é de 1:8.
C
Na maioria dos casos de PTI crônica, o anticorpo é IgM.
D
Hemartroses no exame físico.
E
Tendência maior à cronificação quando incide na infância do que na idade adulta.
Mulher com 31 semanas de gestação (G3P2) desenvolveu quadro agudo de cefaleia, náuseas e vômitos. Por ocasião da consulta, queixou-se de mal-estar e informou que a urina apresentava-se escura. Ao exame, a pressão arterial era de 140X80 mmHg, as mucosas estavam ictéricas e havia contrações uterinas. Os batimentos cardiofetais eram de 144 bpm. Qual o diagnóstico mais provável?
Associe os fármacos (coluna da esquerda) a seus efeitos e propriedades (colunas da direita): 1- inibidor não seletivo da COX; 2- Paracetamol; 3- inibidor seletivo da COX 2; 4- Morfina; 5- Dipirona. ( ) Não tem dose-teto estabelecida. ( ) Pode ocasionar aplasia de medula. ( ) Pode provocar toxicidade hepática. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é:
Sobre o rastreamento do câncer colorretal, considere as assertivas abaixo: I - O diagnóstico de pólipo benigno à sigmoidoscopia indica que se deve realizar avaliação do cólon por inteiro por meio de colonoscopia. II - O exame de sangue oculto nas fezes feito em amostras reidratadas apresenta taxas de falsa positividade suficientes para tornar sem utilidade o teste. III - O tipo histológico de um adenoma encontrado à colonoscopia de rastreamento determina o intervalo para a realização do próximo exame. Quais são corretas?
A lei de Frank-Starling relacionada ao coração é determinada diretamente pela:
Compartilhar