Questões na prática

Ortopedia

A queda representa um grande problema para as pessoas idosas dadas as suas consequências (injúria, incapacidade, institucionalização e morte) que são resultado da combinação de alta incidência com alta suscetibilidade às lesões. Marque a alternativa INCORRETA:

A
A maioria das quedas acidentais ocorre dentro de casa ou em seus arredores, geralmente durante o desempenho de atividades cotidianas como caminhar, mudar de posição, ir ao banheiro. Cerca de 10% das quedas ocorrem em escadas, sendo que descê-las apresenta maior risco do que subi-las.
B
Quedas com impacto direto sobre quadril e punho têm maior probabilidade de resultar em fraturas. A probabilidade de ocorrer uma fratura diminui quando houver uma superfície intermediária, por exemplo, uma cadeira e também quando o indivíduo consegue, segurando- se, reduzir a energia da queda.
C
A avaliação da queda envolve aspectos biológicos, físico-funcionais, cognitivos e psicossociais.
D
As principais complicações das quedas são: lesões de partes moles, restrição prolongada ao leito, hospitalização, institucionalização, risco de doenças iatrogênicas, fraturas, hematomas subdural, incapacidade e morte.
E
Os homens tendem a cair mais que as mulheres até os 75 anos de idade; a partir desta idade, ocorre inversão das frequências de quedas entre homens e mulheres. Dos que caem, cerca de 2,5% requerem hospitalização, e , destes, apenas metade sobreviverá após um ano.
Lactente de 45 dias é atendido no pronto-socorro com quadro de bronquiolite viral aguda. Mãe relata prematuridade de 35 semanas, AIG, não necessitando de cuidados ventilatórios. Exame físico: regular estado geral, dispneica, FR: 72 irpm, sem tiragem ou batimento de aletas nasais, MV presente e diminuído universalmente, com sibilos esparsos. Exames complementares: saturação de O? de 95% em repouso; RX de tórax: pulmões hiperinsuflados com reforço da trama broncovascular. O pediatra assistente decide pela internação hospitalar. As alterações clínicas ou laboratoriais que determinaram essa decisão foram:
Conforme o Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, na Portaria Conjunta Nº 125, de 29 de março de 2009, que define as ações de controle da hanseníase, em relação às recomendações sobre o uso da vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guërin) para os contatos intradomiciliares de hanseníase, entre as alternativas abaixo, assinale a alternativa CORRETA:
Paciente feminina, 46 anos, queixa-se de dor anal de fraca intensidade, iniciada repentinamente há três semanas depois de uma evacuação de fezes endurecidas, acompanhada de sangramento vivo. A inspeção do ânus da paciente é identificada fissura anal profunda, com bordos elevados, estendendo-se da borda anal até o canal anal superior, em quadrante lateral direito. Qual das alternativas abaixo não faz parte dos diagnósticos diferenciais deste caso:
Qual das alternativas abaixo referente aos fios de sutura cirúrgica contém uma afirmativa errada?
Compartilhar