Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

A quimioprofilaxia para tuberculose (TB) está contra-indicada:

A
Pacientes imunocompetentes, sem história prévia de TB com PPD >10 mm.
B
Contato de paciente bacilífero.
C
Crianças menores de 6 (seis) meses.
D
Pessoas indígenas com sintomas de TB.
E
Pacientes HIV positivos com PPD > 5 mm.
No quadro clínico da leptospirose, podemos afirmar que:
Em pacientes com síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) de intensidade severa, além do uso noturno de CPAP, devem-se iniciar medidas gerais para melhor controle da doença, EXCETO:
Primigesta de 41 anos, sem pré-natal realiza exame sonográfico apresentando o seguinte laudo: Gestação tópica, única com biometria de cerca de 22 semanas; Placenta de inserção fúndica de espessura aumentada. Polidramnia moderada (ILA=24cm). Presença de ascite fetal. Ausência de alterações morfológicas detectáveis a essa idade gestacional. Exames laboratoriais realizados à emergência apresentarem o seguinte resultado: Tipo sanguíneo: A negativo; coombs indireto negativo; VDRL negativo. IgG e IgM para Toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus negativos. Ecocardiografia fetal sem alterações. Os 2 diagnósticos mais compatíveis com o quadro apresentado são:
As técnicas de reprodução assistida estão cada vez mais sendo utilizadas em nosso país, com bastante sucesso em casos selecionados. Em relação à legislação brasileira sobre as técnicas de reprodução assistida, é correto afirmar que:
Compartilhar