Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A redução da perfusão renal é responsável por 40-80% dos casos de insuficiência renal aguda e, se for tratada adequadamente, pode ser revertida facilmente. Acerca dessa condição, temos as seguintes afirmações: I. As etiologias da azotemia pré-renal incluem qualquer causa de redução de volume sanguíneo circulante (hemorragia gastrintestinal, queimaduras, diarreia, diuréticos, peritonite, choque cardiogênico, sepse). II. O bloqueio da produção de prostaglandinas pelos AINEs pode causar vasoconstrição arteriolar eferente e diminuindo a taxa de filtração glomerular. III. Os pacientes tratados com AINEs e/ou com inibidores da ECA/BRA são mais suscetíveis à insuficiência renal aguda mediada hemodinamicamente, quando ocorre redução do volume sanguíneo por qualquer motivo. IV. Os pacientes com estenose bilateral das artérias renais (ou estenose de um rim único) dependem da vasoconstrição arteriolar eferente para manter a pressão de filtração glomerular e são particularmente suscetíveis a um declínio acelerado da TFG, quando utilizam inibidores da ECA ou BRA. V. Em geral, o sedimento da urina dos pacientes com azotemia pré-renal é normal ou, ocasionalmente, apresenta cilindros hialinos e granulosos, enquanto o sedimento da NTA mostra-se habitualmente repleto de restos celulares e cilindros granulosos escuros (marrom fosco). Estão corretas apenas:

Em pacientes com esclerose sistêmica, a presença de anticorpos antitopoisomerase I está associada à:
Paciente de 4 anos de idade da entrada no ambulatório apresentando massa palpável em QSD, hematúria e hipertensão. Qual o diagnóstico provável?
Sobre as porfirias, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A porfiria intermitente aguda se caracteriza por episódios intermitentes de manifestações abdominais (dor/náuseas e vômitos) e sintomas neurológicos (fraqueza proximal). ( ) A porfiria intermitente aguda tem como seu principal desencadeador a exposição solar. ( ) O tratamento da porfiria intermitente aguda se baseia nas flebotomias, que devem ser feitas mensalmente. ( ) O uso de cloroquina em baixas doses é efetivo no tratamento da porfiria cutânea tarda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Fisioterapeuta de 35 anos de idade, branco, casado. Realizou exames laboratoriais para admissão em concurso público. Assintomático. Exames complementares hemograma, glicemia, ureia, gama glutamiltranspeptidade, fosfatase alcalina e aminotransferases normais. Exame físico nada digno de nota. Encaminhado ao gastroenterologista por apresentar como perfil viral HBsAg (+); Anti-HBc IgM (-); Anti-HBc IgG (+); Anti-HBs (-); HBeAg (+); Anti-HBe (-). O perfil viral deste paciente sugere:
Compartilhar