Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A região inguinocrural está situada na posição de maior declive da parede abdominal anterior. Dessa forma, a pressão abdominal e seus aumentos bruscos são distribuídos com maior intensidade nesse local, resultando o aparecimento de hérnias. Os mecanismos fisiológicos de proteção aos aumentos bruscos da pressão abdominal nessa região são:

A
a disposição oblíqua do funículo espermático, a relação de proximidade entre a fáscia transversalis e a fáscia do músculo transverso no anel inguinal profundo, a contração dos músculos oblíquos interno e transverso.
B
a disposição bilaminar da fáscia transversalis, a inserção da fáscia transversalis no ligamento pectinal (Cooper) em situação anterior e superior, a inserção medial da fáscia transversalis no músculo reto abdominal.
C
a composição de predomínio aponeurótico do músculo oblíquo interno, a contribuição deste músculo oblíquo interno na formação do músculo cremaster, a presença do tendão conjunto em decorrência da fusão dos músculos oblíquos do abdome.
D
o reforço lateral da região em decorrência do músculo reto abdominal, a resistência do ligamento pectinal (Cooper), a resistência da fáscia cribiforme junto ao canal femoral.
Tendo recebido uma joelhada no flanco direito, durante uma partida de futebol, um jogador do Jardim Futebol Clube é levado para o hospital. Ao urinar, ele apresentou hematúria macroscópica, e foi, então, realizada uma tomografia de abdome, que revelou trauma renal grau II (pequena laceração cortical e hematoma perirrenal). De acordo com a American Association for the Surgery of Trauma, para o caso desse paciente a conduta adequada é:
Uma paciente de 18 anos procura o cirurgião geral, por causa de uma hérnia, sem sintomas. Ao exame, foi diagnosticada uma hérnia femoral, facilmente redutível, do lado direito. A conduta a ser adotada nesse caso é:
Em paciente com grande queimadura, a causa primária de choque é:
Em relação à hemorragia digestiva alta (HDA), não podemos afirmar:
Compartilhar