Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A região inguinocrural está situada na posição de maior declive da parede abdominal anterior. Dessa forma, a pressão abdominal e seus aumentos bruscos são distribuídos com maior intensidade nesse local, resultando o aparecimento de hérnias. Os mecanismos fisiológicos de proteção aos aumentos bruscos da pressão abdominal nessa região são:

A
a disposição oblíqua do funículo espermático, a relação de proximidade entre a fáscia transversalis e a fáscia do músculo transverso no anel inguinal profundo, a contração dos músculos oblíquos interno e transverso.
B
a disposição bilaminar da fáscia transversalis, a inserção da fáscia transversalis no ligamento pectinal (Cooper) em situação anterior e superior, a inserção medial da fáscia transversalis no músculo reto abdominal.
C
a composição de predomínio aponeurótico do músculo oblíquo interno, a contribuição deste músculo oblíquo interno na formação do músculo cremaster, a presença do tendão conjunto em decorrência da fusão dos músculos oblíquos do abdome.
D
o reforço lateral da região em decorrência do músculo reto abdominal, a resistência do ligamento pectinal (Cooper), a resistência da fáscia cribiforme junto ao canal femoral.
Paciente, 4 anos de idade, em tratamento para HIV, iniciou um quadro de tosse persistente há um mês, febre diária e inapetência.Tem histórico de a genitora ser também portadora do HIV em tratamento para BK. O RX de tórax mostra imagem de condensação em PD. Fez uso de amoxacilina com clavulonato potássico sem melhora clínica e radiologia. O PPD foi não reator. BAAR negativa em uma amostra. A melhor conduta, nesse caso, é:
Qual dos fatores abaixo é determinante para definir crise convulsiva febril de alto risco e indica investigação detalhada?
Escolar de 7 anos é levado ao Posto de Saúde por sua tia porque ela detectou que o menino tinha dificuldade de alfabetização. A avaliação clínica e laboratorial básica inicial não mostrou anormalidades. O neuropediatra não detectou qualquer sinal de doença neurológica. O EEG foi normal. Qual das alternativas abaixo apresenta o próximo passo mais adequado?
São princípios básicos no tratamento cirúrgico das fraturas, exceto:
Compartilhar