Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

A resolução CFM nº 1.480/97 aborda a Morte Encefálica e detalha a “Prova da Apneia” como realizada de acordo com um protocolo que inclui:

A
manter conectado o ventilador e não instalar cateter traqueal de oxigênio.
B
ventilar o paciente com O2 de 100% por 10 minutos.
C
observar se aparecem movimentos respiratórios por 3 minutos.
D
Instalar cateter traqueal de oxigênio com fluxo de 3 litros por minuto.
E
observar se aparecem movimentos respiratórios até pCO2 atingir 35mmHg.
Uma paciente vítima de politrauma secundário a um acidente automobilístico, foi atendida em um hospital terciário de trauma, estabilizada e tratada. No 4º dia pós-trauma, ela apresentou dispneia progressiva, queda de níveis de consciência e petéquias conjuntivais. Qual das seguintes lesões traumáticas mais provavelmente foi a causadora do quadro clínico apresentado?
O Lavado Peritonial Diagnóstico é uma ferramenta rápida na identificação de lesões intra-abdominais em casos de trauma contuso, em pacientes com hipotensão e sem indicação óbvia de exploração cirúrgica abdominal. É critério de positividade no Lavado Peritoneal Diagnóstico:
Qual das condições abaixo é contraindicação absoluta para realizar lavado peritoneal diagnóstico:
O exame físico realizado na sala de parto de um bebê nascido a termo, pesando 2830 g, revelou ambiguidade genital com hipospádia e criptorquídia. Considerando-se a suspeita de hiperplasia congênita de suprarrenal, pode-se encontrar nos exames laboratoriais:
Compartilhar