Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

A resolução CFM nº 1.480/97 aborda a Morte Encefálica e detalha a “Prova da Apneia” como realizada de acordo com um protocolo que inclui:

A
manter conectado o ventilador e não instalar cateter traqueal de oxigênio.
B
ventilar o paciente com O2 de 100% por 10 minutos.
C
observar se aparecem movimentos respiratórios por 3 minutos.
D
Instalar cateter traqueal de oxigênio com fluxo de 3 litros por minuto.
E
observar se aparecem movimentos respiratórios até pCO2 atingir 35mmHg.
As alternativas abaixo apresentam doenças associadas à obesidade, EXCETO:
Após ressecção distal extensa de intestino delgado (íleo), o paciente apresenta efeitos relacionados à absorção. A partir desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação à doença celíaca, podemos afirmar que: I. O diagnóstico pode ser feito através de biópsia do intestino delgado e, na histologia, identificam-se graus variados de atrofia vilositária, hipertrofia das criptas e aumento dos linfócitos intraepiteliais. II. A apresentação clínica e a gravidade dos sintomas são proporcionais à extensão do segmento de intestino delgado comprometido. III. A grande maioria dos casos da doença está associada ao HLA-B27. IV. Anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase são altamente sensíveis e específicos para o diagnóstico da doença.
Das alternativas abaixo, uma não apresenta critérios diagnósticos para a síndrome de secreção inapropriada de ADH (hormônio antidiurético):
Compartilhar