Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

A resolução CFM nº 1.480/97 aborda a Morte Encefálica e detalha a “Prova da Apneia” como realizada de acordo com um protocolo que inclui:

A
manter conectado o ventilador e não instalar cateter traqueal de oxigênio.
B
ventilar o paciente com O2 de 100% por 10 minutos.
C
observar se aparecem movimentos respiratórios por 3 minutos.
D
Instalar cateter traqueal de oxigênio com fluxo de 3 litros por minuto.
E
observar se aparecem movimentos respiratórios até pCO2 atingir 35mmHg.
Paciente submetido a herniografia inguinal recidivada à direita com a técnica do Lichtenstein. Evoluiu com dor e edema no escroto por volta do 4º dia pós-operatório, que perdurou por oito semanas. O quadro clínico acima sugere:
Paciente de 25 anos vem ao pronto-atendimento por reação de pele após ter ingerido ácido acetilsalicílico. Com base nos conhecimentos sobre as farmacodermias, assinale a alternativa que apresenta uma reação que NÃO pode ser induzida por medicamentos.
Menina de 8 anos, acompanhada da mãe, é atendida na unidade de saúde com as seguintes queixas: náuseas, astenia importante e dor abdominal. A mãe referiu que sua filha apresentou vários episódios de enurese noturna na última semana e emagreceu 2 kg nesse período. O exame físico revelou uma criança com olhos encovados, respiração profunda, com hipotensão ortostática, taquicardia e turgor de pele diminuído. O médico de plantão, pensando na hipótese diagnóstica de cetoacidose diabética, solicitou alguns exames de emergência. Assinale o conjunto de exames congruente com esse quadro clínico.
Em relação à bronquiolite viral aguda, assinale a alternativa correta.
Compartilhar