Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A respeito da analgesia epidural pós-operatória, é correto afirmar que:

A
reduz os riscos de complicações cardiovasculares em pacientes submetidos a cirurgia vascular de grande porte.
B
o bloqueio neuroaxial para analgesia retarda a função gastrointestinal no pós-operatório de cirurgia abdominal de grande porte.
C
a analgesia epidural reduz significativamente o risco de broncoaspiração pulmonar no pós-operatório de cirurgia torácica.
D
a manutenção da analgesia epidural no pós-operatório prolongado propicia a perda de massa magra muscular.
E
não existem bases científicas para recomendar analgesia epidural pós-operatória em pacientes submetidos a grandes intervenções abdominais.
Lactente indígena de 11 meses, sem imunização prévia, é admitido com quadro de meningite bacteriana com cultura de liquor positiva para Haemophylus influenzae tipo b. No momento da alta, a orientação adequada é:
De acordo com a OPAS/OMS, o Brasil é considerado como Área Subclínica grave para a deficiência de Vitamina A, mormente nos estados do Norte, Nordeste e Vale do Jequitinhonha (MG). O acometimento mais severo desta carência é oftalmológico por suas sequelas que podem levar à cegueira. Assinale a alternativa que contém manifestações oculares decorrentes da carência em foco.
Assinale a alternativa que contribui com o diagnóstico de apendicite aguda em uma criança de 5 anos com dor na fossa ilíaca direita.
Uma mulher de 42 anos chega ao consultório com uma ultrassonografia mostrando cálculos na vesícula biliar. Ela nega sintomas. Sobre cálculos na vesícula biliar, podem ser considerados fatores etiológicos e complicações, respectivamente:
Compartilhar