Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A respeito da analgesia epidural pós-operatória, é correto afirmar que:

A
reduz os riscos de complicações cardiovasculares em pacientes submetidos a cirurgia vascular de grande porte.
B
o bloqueio neuroaxial para analgesia retarda a função gastrointestinal no pós-operatório de cirurgia abdominal de grande porte.
C
a analgesia epidural reduz significativamente o risco de broncoaspiração pulmonar no pós-operatório de cirurgia torácica.
D
a manutenção da analgesia epidural no pós-operatório prolongado propicia a perda de massa magra muscular.
E
não existem bases científicas para recomendar analgesia epidural pós-operatória em pacientes submetidos a grandes intervenções abdominais.
No que concerne aos fatores predisponentes ambientais e sociais para o desenvolvimento das otites médias, está correto afirmar que:
Dr. Joselito recebe, na Clínica da Família Bárbara Starfield, um paciente de 12 anos acompanhado da mãe. Esta refere que o filho, na noite anterior, iniciou de forma súbita um quadro de febre, calafrios, dor de garganta intensa, cefaleia e dor abdominal. Ao exame físico, o Dr. Joselito encontrou orofaringe hiperemiada com exsudato, petéquias no palato mole e adenite cervical anterior dolorosa. Tendo em vista o quadro clínico apresentado, a principal hipótese diagnóstica é:
A respeito do desenvolvimento neuropsicomotor da criança normal, no primeiro ano de vida, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
Paciente de 50 anos etilista dá entrada na sala de emergência com hematêmese volumosa. Apresenta F.C.: 130 bpm, P.A.: 90 x 60 mmHg e confusão mental. A conduta inicial deve ser:
Compartilhar