Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

A respeito da avaliação do abdome de pacientes com trauma abdominal contuso e instabilidade hemodinâmica, são apresentadas as afirmativas abaixo. I- A realização de lavado peritoneal é contraindicada em gestantes com suspeita de lesão diafragmática. II- A ecografia abdominal tem sensibilidade diminuída na presença de enfisema subcutâneo e em obesos. III- A tomografia computadorizada é o exame que apresenta maior especificidade, devendo ser utilizado na suspeita de lesão visceral. Qual é a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
A metodologia considerada padrão ouro para o diagnóstico de uma infecção urinária é:
Paciente de 18 meses apresenta quadro de diarreia importante caracterizada por fezes sanguinolentas, vômitos, dor abdominal difusa, com duração de 10 dias, necessitando de hidratação venosa. No decurso do tratamento, os exames laboratoriais solicitados denotaram o aparecimento de anemia, hematúria, proteinúria e o paciente caminhou para um quadro de oligoanúria. Qual a sua suspeita diagnóstica?
Um paciente de 49 anos de idade que relata poliúria, polidipsia e perda de peso inexplicável nos últimos meses, procura avaliação médica para alívio dos sintomas. Na história clínica, refere ser filho de pais diabéticos e ter padrão alimentar inadequado (horários irregulares e ingestão de alimentos hipercalóricos). Ao exame físico evidenciado: peso 128 Kg e altura 170 cm. Presença de acantose nigrans cervical. Circunferência abdominal 130 cm. PA: 140 x 100 mmHg. Exames complementares: glicose plasmática de jejum 150 mg/dl e glicose plasmática pós-prandial (2h) 200 mg/dl. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Primigesta é internada em trabalho de parto espontâneo com 4 cm de dilatação cervical. Após 3 horas de evolução, recebeu analgesia com bloqueio combinado raquiperidural, quando apresentava dilatação cervical de 7 cm. Após mais 3 horas, toque vaginal revela fino rebordo de colo uterino no lábio anterior, feto em apresentação cefálica com a sutura sagital alinhada no diâmetro ânteroposterior do estreito inferior, no plano +3 de De Lee, com batimentos cardíacos fetais basais de 105 bpm, chegando a 68 bpm em cada contração, com saída espontânea de líquido meconial espesso. No momento, a frequência de contrações espontâneas é 5 por minuto. Conduta indicada:
Compartilhar