Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

A respeito da avaliação do abdome de pacientes com trauma abdominal contuso e instabilidade hemodinâmica, são apresentadas as afirmativas abaixo. I- A realização de lavado peritoneal é contraindicada em gestantes com suspeita de lesão diafragmática. II- A ecografia abdominal tem sensibilidade diminuída na presença de enfisema subcutâneo e em obesos. III- A tomografia computadorizada é o exame que apresenta maior especificidade, devendo ser utilizado na suspeita de lesão visceral. Qual é a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
A lesão do manguito rotador é causa frequente de dor em ombro e de consulta em ambulatório geral e ortopédico. Qual das afirmativas abaixo está correta quanto à evolução dessa lesão?
Sobre crises convulsivas no período neonatal, assinale a assertiva correta.
Paciente com 23 anos, masculino, apresenta há cerca de dois anos episódios de diarreia, frequentemente com a presença de sangue e muco, intercalada com períodos de acalmia de semanas ou meses. Colonoscopia demonstra presença de lesões de aspecto inflamatório no íleo terminal e cólon ascendente. Também foram identificadas neste paciente múltiplas fístulas perianais. Anátomo patológico das lesões intestinais demonstraram processo inflamatório transmural. Qual é o diagnóstico?
Assinale a alternativa que apresenta uma cardiopatia congênita cianogênica.
Compartilhar